domingo, 9 de maio de 2010

Êxodo 5:15-23 — 6:1-8

Êxodo 5:15-23

15 Por isso, os oficiais dos filhos de Israel, foram e clamaram a Faraó, dizendo: Por que fazes assim a teus servos?
16 Palha não se dá a teus servos, e nos dizem: Fazei tijolos; e eis que teus servos são açoitados; porém o teu povo tem a culpa.
17 Mas ele disse: Vós sois ociosos; vós sois ociosos; por isso dizeis: Vamos, sacrifiquemos ao Senhor.
18 Ide, pois, agora, trabalhai; palha porém não se vos dará; contudo, dareis a conta dos tijolos.
19 Então os oficiais dos filhos de Israel viram-se em aflição, porquanto se dizia: Nada diminuireis de vossos tijolos, da tarefa do dia no seu dia.
20 E encontraram a Moisés e a Arão, que estavam defronte deles, quando saíram de Faraó.
21 E disseram-lhes: O Senhor atente sobre vós, e julgue isso, porquanto fizestes o nosso caso repelente diante de Faraó, e diante de seus servos, dando-lhes a espada nas mãos, para nos matar.
22 Então, tornando-se Moisés ao Senhor, disse: Senhor! por que fizeste mal a este povo? por que me enviaste?
23 Porque desde que me apresentei a Faraó para falar em teu nome, ele maltratou a este povo; e de nenhuma sorte livraste o teu povo.


Êxodo 6:1-8

1 ENTÃO disse o Senhor a Moisés: Agora verás o que hei de fazer a Faraó; porque por uma mão poderosa os deixará ir, sim, por uma mão poderosa os lançará de sua terra.
2 Falou mais Deus a Moisés, e disse: Eu sou o Senhor.
3 E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o Senhor, não lhes fui perfeitamente conhecido.
4 E também estabeleci a minha aliança com eles, para dar-lhes a terra de Canaã, a terra de suas peregrinações, na qual foram peregrinos.
5 E também tenho ouvido o gemido dos filhos de Israel, aos quais os egípcios fazem servir, e lembrei-me da minha aliança.
6 Portanto dize aos filhos de Israel: Eu sou o Senhor, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, e vos livrarei da servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes juízos.
7 E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios;
8 E eu vos levarei à terra, acerca da qual levantei minha mão, jurando que a daria a Abraão, a Isaque e a Jacó, e vo-la darei por herança, eu o Senhor.


Êxodo 5:15-23 — 6:1-8
O Faraó não concedeu nada; pelo contrário, tornou-se cada vez mais severo. O povo lhe implorava em vão (vv. 15-18). Satanás, além de não conhecer o que é piedade, se deleita na miséria de seus escravos. Ah! talvez já tenhamos tido essa experiência. O pecado é um tirano que nunca alivia seu jugo. Mal um desejo da carne é satisfeito, e já se manifesta outro impulso clamando por satisfação. Somente Cristo pode completar e absolutamente pôr o coração em ordem. Algumas vezes, Deus ordena que situações aconteçam para fazer com que a humanidade deseje libertação, enquanto experimenta a opressão do jugo do inimigo e as profundezas de sua própria condição miserável. O objetivo divino é que possamos reconhecer finalmente que Deus é o único que tem o poder de livrar-nos.

Em nenhum momento, Deus censurou Seus servos por estarem desencorajados (v. 23). Pelo contrário, aquela foi uma oportunidade para uma nova revelação de Si mesmo. O Senhor ou "Javé" é o nome que Deus usa para Se relacionar com Israel. Para os patriarcas, Ele era o Deus Altíssimo, possuidor dos céus e da terra. Agora, o propósito de Deus era introduzir um novo nome. O Senhor é Aquele que nunca muda e que é fiel à Sua aliança. Para nós, cristãos no tempo da graça, Ele usa um nome muito mais precioso, o de Pai, pelo qual Jesus O fez conhecido (João 17:26).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário