segunda-feira, 24 de maio de 2010

Êxodo 12:40-51 — 13:1-10

Êxodo 12:40-51

40 O tempo que os filhos de Israel habitaram no Egito foi de quatrocentos e trinta anos.
41 E aconteceu que, passados os quatrocentos e trinta anos, naquele mesmo dia, todos os exércitos do Senhor saíram da terra do Egito.
42 Esta noite se guardará ao Senhor, porque nela os tirou da terra do Egito; esta é a noite do Senhor, que devem guardar todos os filhos de Israel nas suas gerações.
43 Disse mais o Senhor a Moisés e a Arão: Esta é a ordenança da páscoa: nenhum filho do estrangeiro comerá dela.
44 Porém todo o servo comprado por dinheiro, depois que o houveres circuncidado, então comerá dela.
45 O estrangeiro e o assalariado não comerão dela.
46 Numa casa se comerá; não levarás daquela carne fora da casa, nem dela quebrareis osso.
47 Toda a congregação de Israel o fará.
48 Porém se algum estrangeiro se hospedar contigo e quiser celebrar a páscoa ao Senhor, seja-lhe circuncidado todo o homem, e então chegará a celebrá-la, e será como o natural da terra; mas nenhum incircunciso comerá dela.
49 Uma mesma lei haja para o natural e para o estrangeiro que peregrinar entre vós.
50 E todos os filhos de Israel o fizeram; como o Senhor ordenara a Moisés e a Arão, assim fizeram.
51 E aconteceu naquele mesmo dia que o Senhor tirou os filhos de Israel da terra do Egito, segundo os seus exércitos.


Êxodo 13:1-10

1 ENTÃO falou o Senhor a Moisés, dizendo:
2 Santifica-me todo o primogênito, o que abrir toda a madre entre os filhos de Israel, de homens e de animais; porque meu é.
3 E Moisés disse ao povo: Lembrai-vos deste mesmo dia, em que saístes do Egito, da casa da servidão; pois com mão forte o Senhor vos tirou daqui; portanto não comereis pão levedado.
4 Hoje, no mês de Abibe, vós saís.
5 E acontecerá que, quando o Senhor te houver introduzido na terra dos cananeus, e dos heteus, e dos amorreus, e dos heveus, e dos jebuseus, a qual jurou a teus pais que te daria, terra que mana leite e mel, guardarás este culto neste mês.
6 Sete dias comerás pães ázimos, e ao sétimo dia haverá festa ao Senhor.
7 Sete dias se comerá pães ázimos, e o levedado não se verá contigo, nem ainda fermento será visto em todos os teus termos.
8 E naquele mesmo dia farás saber a teu filho, dizendo: Isto é pelo que o Senhor me tem feito, quando eu saí do Egito.
9 E te será por sinal sobre tua mão e por lembrança entre teus olhos, para que a lei do Senhor esteja em tua boca; porquanto com mão forte o Senhor te tirou do Egito.
10 Portanto tu guardarás este estatuto a seu tempo, de ano em ano.


Êxodo 12:40-51 — 13:1-10
Deus faz todas as coisas começarem a partir do dia da redenção (12:2; 1 Reis 6:1). Ele institui a páscoa como um estatuto perpétuo. O pensamento do inimigo com respeito ao Cordeiro é: "Não haja mais memória do seu nome" (Jeremias 11:19). Mas Deus, para quem a obra de Seu Filho tem grande valor, cuida para que a memória dessa obra seja perpetuada. "Esta noite se guardará", proclama o Senhor (v. 42 — VRC), e mais adiante diz: "Lembrai-vos deste mesmo dia" (v. 3). Na instituição do memorial da Ceia em substituição ao da páscoa, o Senhor Jesus pediu aos próprios discípulos que a fizessem em memória de Si mesmo (1 Coríntios 11:24-25). Qual tem sido a sua reação diante desse desejo do Senhor?

No capítulo 13, o Senhor declara Seus direitos sobre as vidas que Ele acabara de redimir (cap. 12). Alguns crentes, em particular os filhos de pais cristãos, se satisfazem por estarem salvos e não consideram a consagração que deve seguir a isso. Mas a mesma voz que diz: "Quando eu vir o sangue, passarei por vós" (12:13), exige agora: "Consagra-me todo primogênito… é meu" (v. 2). A festa da Páscoa estava estreitamente associada à festa dos Pães Asmos. Com isto, aprendemos que a necessidade de nos colocarmos debaixo da proteção do sangue e a necessidade de nos santificarmos são duas verdades inseparáveis para os filhos de Deus (veja Tito 2:14).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário