segunda-feira, 24 de maio de 2010

Êxodo 12:28-39

Êxodo 12:28-39

28 E foram os filhos de Israel, e fizeram isso como o Senhor ordenara a Moisés e a Arão, assim fizeram.
29 E aconteceu, à meia noite, que o Senhor feriu a todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito de Faraó, que se sentava em seu trono, até ao primogênito do cativo que estava no cárcere, e todos os primogênitos dos animais.
30 E Faraó levantou-se de noite, ele e todos os seus servos, e todos os egípcios; e havia grande clamor no Egito, porque não havia casa em que não houvesse um morto.
31 Então chamou a Moisés e a Arão de noite, e disse: Levantai-vos, saí do meio do meu povo, tanto vós como os filhos de Israel; e ide, servi ao Senhor, como tendes dito.
32 Levai também convosco vossas ovelhas e vossas vacas, como tendes dito; e ide, e abençoai-me também a mim.
33 E os egípcios apertavam ao povo, apressando-se para lançá-los da terra; porque diziam: Todos seremos mortos.
34 E o povo tomou a sua massa, antes que levedasse, e as suas amassadeiras atadas em suas roupas sobre seus ombros.
35 Fizeram, pois, os filhos de Israel conforme à palavra de Moisés, e pediram aos egípcios joias de prata, e joias de ouro, e roupas.
36 E o Senhor deu ao povo graças aos olhos dos egípcios, e estes lhe davam o que pediam; e despojaram aos egípcios.
37 Assim partiram os filhos de Israel de Ramessés para Sucote, cerca de seiscentos mil a pé, somente de homens, sem contar os meninos.
38 E subiu também com eles muita mistura de gente, e ovelhas, e bois, uma grande quantidade de gado.
39 E cozeram bolos ázimos da massa que levaram do Egito, porque não se tinha levedado, porquanto foram lançados do Egito; e não se puderam deter, nem prepararam comida.


Êxodo 12:28-39
Enquanto os israelitas comem a páscoa sob a proteção do sangue do cordeiro no interior de suas casas, do lado de fora reina na noite uma cena de terror e desolação. O anjo destruidor passa ferindo os primogênitos e um grande clamor enche todo o Egito. É a décima e última praga, figura de um juízo infinitamente mais solene, aquele que a Escritura chama de a segunda morte, reservado para os que não se colocaram sob a proteção do sangue do Cordeiro de Deus.

Não havia diferença entre o cativo e o próprio Faraó. E também não haverá diferença quando todos os mortos, "os grandes e os pequenos", estiverem em pé diante do grande trono branco de Apocalipse 20.

Para os filhos de Israel é o tempo da partida. Eles comeram a páscoa apressadamente, com seus "lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão" (v. 11), demonstrando assim ser um povo separado, estrangeiro, pronto para partir. Nós também somos peregrinos e estamos preparados para deixar este mundo a qualquer instante. As outras pessoas deveriam perceber isso pelo nosso zelo por Deus, pelo nosso desinteresse nas coisas deste mundo, pela nossa sóbria maneira de viver. Em resumo, por todo o nosso comportamento, as pessoas deveriam perceber que, pelo fato de termos sido comprados pelo sangue do Cordeiro, estamos prontos para partir a qualquer momento rumo ao nosso lar celestial e eterno.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário