Êxodo 12:1-16
1 E FALOU o Senhor a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo:
2 Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano.
3 Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família.
4 Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro.
5 O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras.
6 E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde.
7 E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem.
8 E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão.
9 Não comereis dele cru, nem cozido em água, senão assado no fogo, a sua cabeça com os seus pés e com a sua fressura.
10 E nada dele deixareis até amanhã; mas o que dele ficar até amanhã, queimareis no fogo.
11 Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor.
12 E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o Senhor.
13 E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito.
14 E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.
15 Sete dias comereis pães ázimos; ao primeiro dia tirareis o fermento das vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, desde o primeiro até ao sétimo dia, aquela alma será cortada de Israel.
16 E ao primeiro dia haverá santa convocação; também ao sétimo dia tereis santa convocação; nenhuma obra se fará neles, senão o que cada alma houver de comer; isso somente aprontareis para vós.
Êxodo 12:1-16
Chegamos à instituição da Páscoa, um dos mais importantes acontecimentos de todo o Velho Testamento. A redenção prometida agora se tornaria real, enquanto o mais terrível dos julgamentos recairia sobre o Egito. O pecado merece a morte e todos têm pecado, tanto os israelitas quanto os egípcios. Mas, para os que pertenciam ao povo de Deus, um cordeiro morreria no lugar deles. Uma clara e comovente figura de Jesus, "cordeiro imaculado e incontaminado”, o sangue de Cristo, “conhecido, ainda antes da fundação do mundo" e morto no momento determinado por Deus (1 Pedro 1:19-20). Nós nos apropriamos desse sacrifício; é isso o que significa comer a Páscoa. Cristo passou pelo fogo do julgamento divino: o cordeiro era assado no fogo. E devemos pensar em Seus sofrimentos com a consciência de que Ele atravessou o fogo por causa de nossos pecados. Isso corresponde às ervas amargosas. O cordeiro era comido por toda a família — os pais e os filhos; todos na família tinham sua parte. Querido leitor, você pessoalmente já "comeu a páscoa"? Você mesmo já se apropriou, pela fé, da morte expiatória do Senhor Jesus? A data de nossa conversão nunca deve ser esquecida: o começo de uma vida verdadeira, o novo nascimento de um filho de Deus (v. 2).
Que DEUS abençoe a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário