sexta-feira, 21 de maio de 2010

Êxodo 10:24-29 — 11:1-10

Êxodo 10:24-29

24 Então Faraó chamou a Moisés, e disse: Ide, servi ao Senhor; somente fiquem vossas ovelhas e vossas vacas; vão também convosco as vossas crianças.
25 Moisés, porém, disse: Tu também darás em nossas mãos sacrifícios e holocaustos, que ofereçamos ao Senhor nosso Deus.
26 E também o nosso gado há de ir conosco, nem uma unha ficará; porque daquele havemos de tomar, para servir ao Senhor nosso Deus; porque não sabemos com que havemos de servir ao Senhor, até que cheguemos lá.
27 O Senhor, porém, endureceu o coração de Faraó, e este não os quis deixar ir.
28 E disse-lhe Faraó: Vai-te de mim, guarda-te que não mais vejas o meu rosto; porque no dia em que vires o meu rosto, morrerás.
29 E disse Moisés: Bem disseste; eu nunca mais verei o teu rosto.


Êxodo 11:1-10

1 E O SENHOR disse a Moisés: Ainda uma praga trarei sobre Faraó, e sobre o Egito; depois vos deixará ir daqui; e, quando vos deixar ir totalmente, a toda a pressa vos lançará daqui.
2 Fala agora aos ouvidos do povo, que cada homem peça ao seu vizinho, e cada mulher à sua vizinha, joias de prata e joias de ouro.
3 E o Senhor deu ao povo graça aos olhos dos egípcios; também o homem Moisés era mui grande na terra do Egito, aos olhos dos servos de Faraó e aos olhos do povo.
4 Disse mais Moisés: Assim o Senhor tem dito: À meia noite eu sairei pelo meio do Egito;
5 E todo o primogênito na terra do Egito morrerá, desde o primogênito de Faraó, que haveria de assentar-se sobre o seu trono, até ao primogênito da serva que está detrás da mó, e todo o primogênito dos animais.
6 E haverá grande clamor em toda a terra do Egito, como nunca houve semelhante e nunca haverá;
7 Mas entre todos os filhos de Israel nem mesmo um cão moverá a sua língua, desde os homens até aos animais, para que saibais que o Senhor fez diferença entre os egípcios e os israelitas.
8 Então todos estes teus servos descerão a mim, e se inclinarão diante de mim, dizendo: Sai tu, e todo o povo que te segue as pisadas; e depois eu sairei. E saiu da presença de Faraó ardendo em ira.
9 O Senhor dissera a Moisés: Faraó não vos ouvirá, para que as minhas maravilhas se multipliquem na terra do Egito.
10 E Moisés e Arão fizeram todas estas maravilhas diante de Faraó; mas o Senhor endureceu o coração de Faraó, que não deixou ir os filhos de Israel da sua terra.


Êxodo 10:24-29 — 11:1-10
Nove pragas flagelaram, uma após a outra, a terra do Egito. Mas ainda restava a décima, mais terrível que as anteriores, cujo significado veremos a seguir. Mas esta é precedia por uma última imposição do Faraó: "Ide, servi ao Senhor; somente fiquem vossas ovelhas e vossas vacas " (v. 24). O objetivo era impedir que o povo oferecesse seus sacrifícios. Vemos claramente nessa situação os esforços de Satanás para nos privar dAquele que era o perfeito Sacrifício. Ele faz de tudo para roubar nosso gozo em Cristo, especialmente quando nos reunimos para adorá-Lo. Infelizmente, ele tem sido bem-sucedido nisso. O resultado é perda para nós e, acima de tudo, Deus é roubado da preciosa oferta que Ele espera de Seus redimidos. E de modo geral a resposta de Moisés nos faz lembrar que Deus tem direitos não apenas sobre nós, mas também sobre tudo o que é nosso.

Moisés, a essa altura dos acontecimentos, é tomado por uma grande ira (v. 8). Veremos em outras ocasiões esse homem de Deus sucumbir à ira, apesar de ser "mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra" (Números 12:3; 16:15; 31:14; ver Êxodo 16:20; 32:19; Levítico 10:16). Mas essa ira tinha como alvo a glória de Deus e o bem de Seu povo. Será que a nossa ira tem sempre uma causa justa?

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário