sábado, 24 de abril de 2010

Gênesis 45:16-28

Gênesis 45:16-38

16 E esta noticía ouviu-se na casa de Faraó: Os irmãos de José são vindos; e pareceu bem aos olhos de Faraó, e aos olhos de seus servos.
17 E disse Faraó a José: Dize a teus irmãos: Fazei isto: carregai os vossos animais e parti, tornai à terra de Canaã.
18 E tornai a vosso pai, e às vossas famílias, e vinde a mim; e eu vos darei o melhor da terra do Egito, e comereis da fartura da terra.
19 A ti, pois, é ordenado: Fazei isto: tomai vós da terra do Egito carros para vossos meninos, para vossas mulheres, e para vosso pai, e vinde.
20 E não vos pese coisa alguma dos vossos utensílios; porque o melhor de toda a terra do Egito será vosso.
21 E os filhos de Israel fizeram assim. E José deu-lhes carros, conforme o mandado de Faraó; também lhes deu comida para o caminho.
22 A todos lhes deu, a cada um, mudas de roupas; mas a Benjamim deu trezentas peças de prata, e cinco mudas de roupas.
23 E a seu pai enviou semelhantemente dez jumentos carregados do melhor do Egito, e dez jumentos carregados de trigo e pão, e comida para seu pai, para o caminho.
24 E despediu os seus irmãos, e partiram; e disse-lhes: Não contendais pelo caminho.
25 E subiram do Egito, e vieram à terra de Canaã, a Jacó seu pai.
26 Então lhe anunciaram, dizendo: José ainda vive, e ele também é regente em toda a terra do Egito. E o seu coração desmaiou, porque não os acreditava.
27 Porém, havendo-lhe eles contado todas as palavras de José, que ele lhes falara, e vendo ele os carros que José enviara para levá-lo, reviveu o espírito de Jacó seu pai.
28 E disse Israel: Basta; ainda vive meu filho José; eu irei e o verei antes que morra.


Gênesis 45:16-28
Pagando o mal com o bem: é o que José está fazendo com seus irmãos. É isso o que o Senhor nos ensina (Mateus 5:44), e este é o melhor caminho para ganhar o coração de alguém.

Os irmãos de José tinham pensado que deviam trazer o melhor que tinham (43:11), "um pouco de bálsamo, um pouco de mel…" Mas agora eles podem ver quão insignificante era isto. O próprio Faraó prometeu a eles o melhor de toda a terra, dizendo-lhes ao mesmo tempo: "E não vos pese coisa alguma das vossas alfaias; porque o melhor de toda a terra do Egito será vosso" (v. 20). A presença do Senhor e o gozo de Sua glória estão diante de nós. As coisas terrenas rejeitadas por amor a Ele não são nada em comparação com tudo isso (vide Marcos 10:29-30). Nós também temos provado que Jesus está vivo e na glória, e que Ele está no céu nos esperando: Ele nos enviou o Espírito Santo, "o qual é o penhor da nossa herança" (Efésios 1:14).

Observe que José não dá a seus irmãos só uma terra para viver, mas tudo aquilo de que eles precisarão para a viagem. E os carros? Jesus levou tudo por nós. E a comida? Sua Palavra é a nossa comida. E as vestes? Cristo pode e deve ser visto em nós (Gálatas 3:27). Finalmente, a exortação daquele que conhece bem seus irmãos: "Não contendais pelo caminho" (v. 24). Não temos nós maior necessidade que eles de uma exortação como essa?

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário