sábado, 24 de abril de 2010

3 João 1-15

3 João 1-15
1 O presbítero ao amado Gaio, a quem eu amo na verdade.
2 Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.
3 Pois fiquei sobremodo alegre pela vinda de irmãos e pelo seu testemunho da tua verdade, como tu andas na verdade.
4 Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade.
5 Amado, procedes fielmente naquilo que praticas para com os irmãos, e isto fazes mesmo quando são estrangeiros,
6 os quais, perante a igreja, deram testemunho do teu amor. Bem farás encaminhando-os em sua jornada por modo digno de Deus;
7 pois por causa do Nome foi que saíram, nada recebendo dos gentios.
8 Portanto, devemos acolher esses irmãos, para nos tornarmos cooperadores da verdade.
9 Escrevi alguma coisa à igreja; mas Diótrefes, que gosta de exercer a primazia entre eles, não nos dá acolhida.
10 Por isso, se eu for aí, far-lhe-ei lembradas as obras que ele pratica, proferindo contra nós palavras maliciosas. E, não satisfeito com estas coisas, nem ele mesmo acolhe os irmãos, como impede os que querem recebê-los e os expulsa da igreja.
11 Amado, não imites o que é mau, senão o que é bom. Aquele que pratica o bem procede de Deus; aquele que pratica o mal jamais viu a Deus.
12 Quanto a Demétrio, todos lhe dão testemunho, até a própria verdade, e nós também damos testemunho; e sabes que o nosso testemunho é verdadeiro.
13 Muitas coisas tinha que te escrever; todavia, não quis fazê-lo com tinta e pena,
pois, em breve, espero ver-te. Então, conversaremos de viva voz.
A paz seja contigo. Os amigos te saúdam. Saúda os amigos, nome por nome.


3 João 1-15

A segunda epístola nos proíbe receber àqueles que não trazem "a doutrina de Cristo". Já a terceira epístola exorta os crentes a receber e ajudar aqueles que a ensinam (veja João 13:20). Velar pelo bem dos servos do Senhor é um modo de participar da obra do evangelho (v. 8). Várias pessoas nos são apresentadas nesta breve carta. Gaio, a quem a carta foi endereçada, era um amigo amado, cuja alma prosperava, que andava na verdade, agia fielmente e cujo amor era conhecido de todos. Demétrio, mencionado mais adiante, também tinha um bom testemunho (1 Timóteo 3:7). Por outro lado, na mesma igreja, havia um homem chamado Diótrefes, que gostava de ter a primazia entre eles (1 Pedro 5:3), proferia palavras maliciosas contra o apóstolo, não recebia os irmãos e expulsava outros da igreja. João também menciona os irmãos evangelizadores que haviam saído por causa do Nome" (v. 7; Atos 5:41). O Nome que está acima de todos é o de Jesus: Ele era a mensagem e a garantia da missão deles (Atos 8:35). "Não imites o que é mau, senão o que é bom", recomenda o apóstolo (v. 11; 1 Tessalonicenses 5:15). Achamos bons e maus exemplos tanto nesta epístola quanto à nossa volta. A quem imitaremos? Sigamos, acima de tudo, ao Senhor Jesus; ele foi o único em quem somente se achou o bem (Marcos 7:37).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário