terça-feira, 13 de abril de 2010

Gênesis 41:37-52

Gênesis 41:37: 52

37 E esta palavra foi boa aos olhos de Faraó, e aos olhos de todos os seus servos.
38 E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um homem como este em quem haja o espírito de Deus?
39 Depois disse Faraó a José: Pois que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu.
40 Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo, somente no trono eu serei maior que tu.
41 Disse mais Faraó a José: Vês aqui te tenho posto sobre toda a terra do Egito.
42 E tirou Faraó o anel da sua mão, e o pôs na mão de José, e o fez vestir de roupas de linho fino, e pôs um colar de ouro no seu pescoço.
43 E o fez subir no segundo carro que tinha, e clamavam diante dele: Ajoelhai. Assim o pôs sobre toda a terra do Egito.
44 E disse Faraó a José: Eu sou Faraó; porém sem ti ninguém levantará a sua mão ou o seu pé em toda a terra do Egito.
45 E Faraó chamou a José de Zafenate-Panéia, e deu-lhe por mulher a Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om; e saiu José por toda a terra do Egito.
46 E José era da idade de trinta anos quando se apresentou a Faraó, rei do Egito. E saiu José da presença de Faraó e passou por toda a terra do Egito.
47 E nos sete anos de fartura a terra produziu abundantemente.
48 E ele ajuntou todo o mantimento dos sete anos, que houve na terra do Egito; e guardou o mantimento nas cidades, pondo nas mesmas o mantimento do campo que estava ao redor de cada cidade.
49 Assim ajuntou José muitíssimo trigo, como a areia do mar, até que cessou de contar; porquanto não havia numeração.
50 E nasceram a José dois filhos (antes que viesse um ano de fome), que lhe deu Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om.
51 E chamou José ao primogênito Manassés, porque disse: Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho, e de toda a casa de meu pai.
52 E ao segundo chamou Efraim; porque disse: Deus me fez crescer na terra da minha aflição.

Gênesis 41:37-52
Agora é virada uma grande página na história de José. Depois do sofrimento vem a glória (compare Lucas 24:26). O aflito que fora lançado em uma cova, o escravo vendido a um país estrangeiro, o prisioneiro posto na prisão, se torna "o senhor da terra" (42:30), o salvador do mundo, aquele diante de quem todo joelho se dobra (v. 43). Cada um desses títulos nos fala dAquele que, por um tempo humilhado e desprezado, será em breve honrado para sempre por todos os homens. Jesus, o nazareno, foi exaltado por Deus e coroado de glória e honra (Hebreus 2:7). E como um complemento supremo a todas suas glórias, é dada a José uma esposa procedente das nações, uma figura da Igreja (Efésios 1:20-23). Os nomes de seus filhos trazem à memória o penoso trabalho da alma do Salvador: trabalho que não seria mais lembrado doravante (Manassés, v. 51) para que pudesse usufruir da plenitude de seu fruto (Efraim, v. 52; compare Isaías 53:11).

Salmo 105:16-21, já citado anteriormente, resume esta magnífica história. Antes que Deus enviasse à terra a fome que já havia decretado, Ele prepara, mediante aflições, a José — que viria a ser uma figura de Cristo em Seu papel de Salvador e preservador da vida do mundo e da família de Israel. (Efraim significa fruto em dobro). Então, bem que podemos perguntar maravilhados: "Acharíamos, porventura, homem como este?" (v. 38).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário