terça-feira, 13 de abril de 2010

Gênesis 41:14-36

Gênesis 41:14-36

14 Então mandou Faraó chamar a José, e o fizeram sair logo do cárcere; e barbeou-se e mudou as suas roupas e apresentou-se a Faraó.
15 E Faraó disse a José: Eu tive um sonho, e ninguém há que o interprete; mas de ti ouvi dizer que quando ouves um sonho o interpretas.
16 E respondeu José a Faraó, dizendo: Isso não está em mim; Deus dará resposta de paz a Faraó.
17 Então disse Faraó a José: Eis que em meu sonho estava eu em pé na margem do rio,
18 E eis que subiam do rio sete vacas gordas de carne e formosas à vista, e pastavam no prado.
19 E eis que outras sete vacas subiam após estas, muito feias à vista e magras de carne; não tenho visto outras tais, quanto à fealdade, em toda a terra do Egito.
20 E as vacas magras e feias comiam as primeiras sete vacas gordas;
21 E entravam em suas entranhas, mas não se conhecia que houvessem entrado; porque o seu parecer era feio como no princípio. Então acordei.
22 Depois vi em meu sonho, e eis que de um mesmo pé subiam sete espigas cheias e boas;
23 E eis que sete espigas secas, miúdas e queimadas do vento oriental, brotavam após elas.
24 E as sete espigas miúdas devoravam as sete espigas boas. E eu contei isso aos magos, mas ninguém houve que mo interpretasse.
25 Então disse José a Faraó: O sonho de Faraó é um só; o que Deus há de fazer, mostrou-o a Faraó.
26 As sete vacas formosas são sete anos, as sete espigas formosas também são sete anos, o sonho é um só.
27 E as sete vacas feias à vista e magras, que subiam depois delas, são sete anos, e as sete espigas miúdas e queimadas do vento oriental, serão sete anos de fome.
28 Esta é a palavra que tenho dito a Faraó; o que Deus há de fazer, mostrou-o a Faraó.
29 E eis que vêm sete anos, e haverá grande fartura em toda a terra do Egito.
30 E depois deles levantar-se-ão sete anos de fome, e toda aquela fartura será esquecida na terra do Egito, e a fome consumirá a terra;
31 E não será conhecida a abundância na terra, por causa daquela fome que haverá depois; porquanto será gravíssima.
32 E que o sonho foi repetido duas vezes a Faraó, é porque esta coisa é determinada por Deus, e Deus se apressa em fazê-la.
33 Portanto, Faraó previna-se agora de um homem entendido e sábio, e o ponha sobre a terra do Egito.
34 Faça isso Faraó e ponha governadores sobre a terra, e tome a quinta parte da terra do Egito nos sete anos de fartura,
35 E ajuntem toda a comida destes bons anos, que vêm, e amontoem o trigo debaixo da mão de Faraó, para mantimento nas cidades, e o guardem.
36 Assim será o mantimento para provimento da terra, para os sete anos de fome, que haverá na terra do Egito; para que a terra não pereça de fome.


Gênesis 41:14-36
Assim como aquele Faraó ficou perturbado com um sonho, os homens de hoje também são inquietos e ansiosos. O futuro lhes preocupa. Sentem que estão à mercê de catástrofes imprevisíveis.A Bíblia, porém, contém tudo que o homem pode saber sobre o futuro. Mas essas profecias são incompreensíveis para os que não possuem o Espírito de Deus. É em vão que o Faraó consulta os homens mais sábios de seu reino. Diante de Deus, toda a sabedoria humana torna-se insuficiente. Então José aparece. As portas da prisão são abertas para ele. Ele vem com a sabedoria do alto para trazer "resposta favorável a Faraó" (v. 16) — que seja para salvação. Ele não hesita em dizer que esta resposta vem de Deus e não de si mesmo (compare com Daniel 2:28).

O cristão que conhece sua Bíblia sabe mais sobre o futuro do mundo que a maioria dos políticos perspicazes. Mediante o Espírito Santo, Deus "nos deu entendimento" (vide 1 João 5:20; 2:20 e João 16:13).

Espiritualmente falando, a nossa época é um período de grande abundância. Ela será seguida no mundo por um período de fome predita pelos profetas: "Não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor" (Amós 8:11 – ERC). O período da graça terá chegado ao fim. Leitor, você está pronto?

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário