domingo, 21 de março de 2010

Tiago 1:1-12

Tiago 1.1-12
1 Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que se encontram na Dispersão, saudações.
2 Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações,
3 sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.
4 Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.
5 Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça -a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe -á concedida.
6 Peça -a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento.
7 Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa;
8 homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.
9 O irmão, porém, de condição humilde glorie-se na sua dignidade,
10 e o rico, na sua insignificância, porque ele passará como a flor da erva.
11 Porque o sol se levanta com seu ardente calor, e a erva seca, e a sua flor cai, e desaparece a formosura do seu aspecto; assim também se murchará o rico em seus caminhos.
12 Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.


Tiago 1:1-12

Nesta epístola, Tiago se dirige aos seus irmãos cristãos que saíram do judaísmo, mas que não tinham ainda abandonado todos os seus vínculos. Ele os convida a suportar provações com "toda alegria", dois estados que estão em aparente conflito. Entretanto, alguns dos cristãos hebreus já haviam vivido tal situação. Suas experiências endossavam a declaração de Paulo: "Mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz [cultiva] a perseverança," (Romanos 5:3; vide também Colossenses 1:11). Outra aparente contradição encontra-se no fato de que a perseverança implica aguardar por algo que ainda não temos; contudo, Tiago acrescenta, "para que não sejais... em nada deficientes". O que verdadeiramente nos faz falta não são os bens do mundo, mas a sabedoria. Logo, peçamos ao Senhor sabedoria conforme exemplo do jovem Salomão (1 Reis 3:9).

O cristão, mesmo pobre, não é em nada deficiente porque este já tem o Senhor Jesus. Por outro lado, o rico também pode gozar, com humildade, da comunhão com Aquele que a si mesmo se esvaziou e se humilhou, tornando-se obediente até a morte de cruz. Invejaremos, pois, aqueles que passarão como a flor do campo? Tenhamos em vista a coroa da vida. Ela será a recompensa daqueles que suportarem tribulações com paciência, ou seja, será daqueles que amam ao Senhor (final do versículo 12).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário