domingo, 21 de março de 2010

Gênesis 26:1-16

Gênesis 26:1-16

1 E HAVIA fome na terra, além da primeira fome, que foi nos dias de Abraão; por isso foi Isaque a Abimeleque, rei dos filisteus, em Gerar.
2 E apareceu-lhe o Senhor, e disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser;
3 Peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei; porque a ti e à tua descendência darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão teu pai;
4 E multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra;
5 Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.
6 Assim habitou Isaque em Gerar.
7 E perguntando-lhe os homens daquele lugar acerca de sua mulher, disse: É minha irmã; porque temia dizer: É minha mulher; para que porventura (dizia ele) não me matem os homens daquele lugar por amor de Rebeca; porque era formosa à vista.
8 E aconteceu que, como ele esteve ali muito tempo, Abimeleque, rei dos filisteus, olhou por uma janela, e viu, e eis que Isaque estava brincando com Rebeca sua mulher.
9 Então chamou Abimeleque a Isaque, e disse: Eis que na verdade é tua mulher; como pois disseste: É minha irmã? E disse-lhe Isaque: Porque eu dizia: Para que eu porventura não morra por causa dela.
10 E disse Abimeleque: Que é isto que nos fizeste? Facilmente se teria deitado alguém deste povo com a tua mulher, e tu terias trazido sobre nós um delito.
11 E mandou Abimeleque a todo o povo, dizendo: Qualquer que tocar neste homem ou em sua mulher, certamente morrerá.
12 E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas, porque o Senhor o abençoava.
13 E engrandeceu-se o homem, e ia enriquecendo-se, até que se tornou mui poderoso.
14 E tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejavam.
15 E todos os poços, que os servos de seu pai tinham cavado nos dias de seu pai Abraão, os filisteus entulharam e encheram de terra.
16 Disse também Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós; porque muito mais poderoso te tens feito do que nós.


Gênesis 26:1-16
Isaque não havia tirado proveito algum das tristes experiências de seu pai nos capítulos 12 e 20. Colocado à prova pela fome, ele também se detém em Gerar e, por ter medo, nega ali a sua mulher e engana Abimeleque. A história sempre se repete com as mesmas conseqüências, e nós a conhecemos muito bem: falta coragem para confessar o nosso relacionamento com Cristo, temos medo de passar vergonha, damos falso testemunho diante do mundo, e isso atrai juízo sobre nós. Mas, logo depois, lemos um lindo incidente na história do patriarca. A fim de salvar a si mesmo e à sua família da fome, ele semeia naquela terra e recolhe cem por um, porque Deus abençoa o seu trabalho. Sua prosperidade desperta a inveja dos filisteus (v. 14). Como nos tempos de Abraão, eles tentaram privar o homem de Deus de água, algo vital para a existência (21:25). A água era provisionada pelos poços antigos, uma figura da Palavra de Deus e das fontes de refrigério espiritual de que muitas gerações antes de nós puderam desfrutar, e às quais nós de igual forma devemos recorrer pessoalmente. E estes filisteus mal-intencionados que entulharam os poços, enchendo-os de terra, remetem ao inimigo de nossa alma que faz de tudo para encher a nossa vida de coisas mundanas. Ele quer nos privar da Palavra viva, que é indispensável para nossa prosperidade espiritual.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário