quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Gênesis 11:27-32

Gênesis 11:27-32

27 E estas são as gerações de Terá: Terá gerou a Abrão, a Naor, e a Harã; e Harã gerou a Ló.
28 E morreu Harã estando seu pai Terá ainda vivo, na terra do seu nascimento, em Ur dos caldeus.
29 E tomaram Abrão e Naor mulheres para si: o nome da mulher de Abrão era Sarai, e o nome da mulher de Naor era Milca, filha de Harã, pai de Milca e pai de Iscá.
30 E Sarai foi estéril, não tinha filhos.
31 E tomou Terá a Abrão seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; e vieram até Harã, e habitaram ali.
32 E foram os dias de Terá duzentos e cinco anos, e morreu Terá em Harã.

Gênesis 12:1-8

1 ORA, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
2 E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.
3 E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
4 Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã.
5 E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã.
6 E passou Abrão por aquela terra até ao lugar de Siquém, até ao carvalho de Moré; e estavam então os cananeus na terra.
7 E apareceu o Senhor a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera.
8 E moveu-se dali para a montanha do lado oriental de Betel, e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor.

Gênesis 11:27-32 – 12:1-8
Nos dias que seguem ao dilúvio, a idolatria aumenta em medida assustadora (leia Josué 24:2). Porém desta vez Deus deixa o mal seguir o seu curso, Ele chama um homem para que se separe daquilo tudo. “Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu... e partiu sem saber aonde ia” (Hebreus 11:8). “Abraão partiu de olhos fechados, mas o Deus de glória estava conduzindo-o pela mão” (J.G.B. – veja também Atos 7:2). A ordem de Deus, acompanhada de uma sétupla promessa (vv. 2-3), é suficiente para fazê-lo partir. A obediência é algo contrário ao nosso instinto natural, mesmo quando sabemos a razão daquilo que nos está sendo requerido. Mas para obedecer sem a devida compreensão, partir sem saber qual é o seu destino, é preciso ter fé; noutras palavras: confiança absoluta nAquele que dá a ordem. Nas Escrituras, Abraão é o exemplo da fé. O que caracteriza a fé é a renúncia a coisas que se vêem, em troca de coisas que se não vêem (2 Coríntios 4:18). Em contraste com aqueles que edificaram cidades terrenas (Caim, os homens de Babel etc.), Abraão eleva seus olhares à cidade celestial, “da qual Deus é o arquiteto e edificador” (Hebreus 11:10). Esta expectativa faz dele um peregrino na terra. De agora em diante ele só teria sua tenda e seu altar (v. 8), marcas de peregrino e adorador. Esse é o duplo caráter que caracteriza os homens de fé em todos as épocas.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário