sábado, 23 de janeiro de 2010

Colossenses 1.24-29

Colossenses 1.24-29

24 Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja;
25 da qual me tornei ministro de acordo com a dispensação da parte de Deus, que me foi confiada a vosso favor, para dar pleno cumprimento à palavra de Deus:
26 o mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos;
27 aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória;
28 o qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo;
29 para isso é que eu também me afadigo, esforçando-me o mais possível, segundo a sua eficácia que opera eficientemente em mim.

Colossenses 2.1-5
1 Gostaria, pois, que soubésseis quão grande luta venho mantendo por vós, pelos laodicenses e por quantos não me viram face a face;
2 para que o coração deles seja confortado e vinculado juntamente em amor, e eles tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo,
3 em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos.
4 Assim digo para que ninguém vos engane com raciocínios falazes.
5 Pois, embora ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito, estou convosco, alegrando-me e verificando a vossa boa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo.

Colossenses 1:24-29; 2:1-5

Paulo era ministro do Evangelho (v. 23b), mas também da Igreja (v. 25). À custa de muitos sofrimentos ele trabalhava e se esforçava por ela (vv. 28-29). Ele anunciava os divinos mistérios, escondidos dos sábios e dos entendidos, mas revelados ao mais jovem crente (v. 26; 2:2b; comparar Efésios 3).

Nesta ocasião, observemos as numerosas semelhanças entre esta epístola aos colossenses e a escrita aos efésios. Mas, enquanto nesta última o crente é visto assentado nas regiões celestiais em Cristo (Efésios 2:6), a epístola aos Colossenses o considera estando ainda na terra, tendo Cristo nele: a esperança da glória (v. 27). Que maravilhoso pensamento! Ele, a quem "aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude" (v. 19), habita agora no coração dos Seus. Compreendemos que, antes de mencionar os "raciocínios falazes" (Colossenses 2:4) e as imaginações do espírito humano, o apóstolo começa apresentando as excelentes realidades cristãs como para fazer notar o contraste. Sim, verdadeiramente temos em Cristo "toda riqueza da forte convicção do entendimento" e "todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento" (vv. 2-3). Poderíamos encontrar alguma coisa mais fora dEle?

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário