segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

2 Crônicas 18:1-11 e 28-34

2 Crônicas 18:1-11

1 TINHA, pois, Jeosafá riquezas e glória em abundância, e aparentou-se com Acabe.
2 E depois de alguns anos desceu ele para Acabe em Samaria; e Acabe matou ovelhas e bois em abundância, para ele e para o povo que vinha com ele; e o persuadiu a subir com ele a Ramote de Gileade.
3 Porque Acabe, rei de Israel, disse a Jeosafá, rei de Judá: Irás tu comigo a Ramote de Gileade? E ele lhe disse: Como tu és, serei eu; e o meu povo, como o teu povo; iremos contigo à guerra.
4 Disse mais Jeosafá ao rei de Israel: Peço-te, consulta hoje a palavra do Senhor.
5 Então o rei de Israel reuniu os profetas, quatrocentos homens, e disse-lhes: Iremos à guerra contra Ramote de Gileade, ou deixarei de ir? E eles disseram: Sobe; porque Deus a entregará na mão do rei.
6 Disse, porém, Jeosafá: Não há ainda aqui algum profeta do Senhor, para que o consultemos?
7 Então o rei de Israel disse a Jeosafá: Ainda há um homem por quem podemos consultar ao Senhor; porém eu o odeio, porque nunca profetiza de mim o que é bom, senão sempre o mal; este é Micaías, filho de Inlá. E disse Jeosafá: Não fale o rei assim.
8 Então o rei de Israel chamou um oficial, e disse: Traze aqui depressa a Micaías, filho de Inlá.
9 E o rei de Israel, e Jeosafá, rei de Judá, estavam assentados cada um no seu trono, vestidos com suas roupas reais, e estavam assentados na praça à entrada da porta de Samaria; e todos os profetas profetizavam na sua presença.
10 E Zedequias, filho de Quenaaná, fez para si uns chifres de ferro, e disse: Assim diz o Senhor: Com estes ferirás aos sírios, até de todo os consumires.
11 E todos os profetas profetizavam o mesmo, dizendo: Sobe a Ramote de Gileade, e triunfarás; porque o Senhor a dará na mão do rei.


2 Crônicas 18:28-34

28 Subiram, pois, o rei de Israel e Jeosafá, rei de Judá, a Ramote de Gileade.
29 E disse o rei de Israel a Jeosafá: Disfarçando-me eu, então entrarei na peleja; tu, porém, veste as tuas roupas reais. Disfarçou-se, pois, o rei de Israel, e entraram na peleja.
30 Deu ordem, porém, o rei da Síria aos capitães dos carros que tinha, dizendo: Não pelejareis nem contra pequeno, nem contra grande; senão só contra o rei de Israel.
31 Sucedeu que, vendo os capitães dos carros a Jeosafá, disseram: Este é o rei de Israel, e o cercaram para pelejar; porém Jeosafá clamou, e o Senhor o ajudou. E Deus os desviou dele.
32 Porque sucedeu que, vendo os capitães dos carros, que não era o rei de Israel, deixaram de segui-lo.
33 Então um homem armou o arco e atirou a esmo, e feriu o rei de Israel entre as junturas e a couraça; então disse ao carreteiro: Dá volta, e tira-me do exército, porque estou gravemente ferido.
34 E aquele dia cresceu a peleja, mas o rei de Israel susteve-se em pé no carro defronte dos sírios até à tarde; e morreu ao tempo do pôr do sol.

2 Crônicas 18:1-11 e 28-34
A história de Josafá continua. As associações que ele fez causaram sua ruína. Relacionamentos mundanos, amizades estreitas entre pessoas do mesmo círculo social têm sido uma armadilha para muitos crentes (1 Coríntios 15:33). Veja as conseqüências para Josafá! Em primeiro lugar, ele arranjou para seu filho um casamento com uma moça da casa real de Israel, mas escolheu ninguém menos que Atalia! Sem dúvida um grande casamento aos olhos humanos. Mas, na realidade, esse foi o começo da inevitável desgraça para toda sua família.

Depois, comprometeu seu testemunho ao se colocar no mesmo nível do ímpio rei de Israel: “Serei como tu és” (v. 3).

Por fim, temendo desagradar seu amigo real, ele se permitiu entrar na perigosa retomada de Ramote-Gileade. Precisamos desesperadamente meditar na verdade de Gálatas 1:10. A aliança que Josafá fez com Israel contra os sírios não foi melhor que a que Asa, seu pai, estabeleceu com os sírios contra Israel. Ela o acabou colocando em uma dramática posição, a mesma de Saul no monte Gilboa. Era uma situação que apenas Deus poderia intervir miraculosamente em resposta à oração do rei (Salmo 120:1).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário