sexta-feira, 13 de novembro de 2009

2 Reis 23:1-11

2 Reis 23:1-11

1 ENTÃO o rei ordenou, e todos os anciãos de Judá e de Jerusalém se reuniram a ele.
2 O rei subiu à casa do Senhor, e com ele todos os homens de Judá, e todos os moradores de Jerusalém, os sacerdotes, os profetas e todo o povo, desde o menor até ao maior; e leu aos ouvidos deles todas as palavras do livro da aliança, que se achou na casa do Senhor.
3 E o rei se pôs em pé junto à coluna, e fez a aliança perante o Senhor, para seguirem o Senhor, e guardarem os seus mandamentos, os seus testemunhos e os seus estatutos, com todo o coração e com toda a alma, confirmando as palavras desta aliança, que estavam escritas naquele livro; e todo o povo apoiou esta aliança.
4 E o rei mandou ao sumo sacerdote Hilquias, aos sacerdotes da segunda ordem, e aos guardas do umbral da porta, que tirassem do templo do Senhor todos os vasos que se tinham feito para Baal, para o bosque e para todo o exército dos céus e os queimou fora de Jerusalém, nos campos de Cedrom e levou as cinzas deles a Betel.
5 Também destituiu os sacerdotes que os reis de Judá estabeleceram para incensarem sobre os altos nas cidades de Judá e ao redor de Jerusalém, como também os que queimavam incenso a Baal, ao sol, à lua, e aos planetas, e a todo o exército dos céus.
6 Também tirou da casa do Senhor o ídolo do bosque levando-o para fora de Jerusalém até ao ribeiro de Cedrom, e o queimou junto ao ribeiro de Cedrom, e o desfez em pó, e lançou o seu pó sobre as sepulturas dos filhos do povo.
7 Também derrubou as casas dos sodomitas que estavam na casa do Senhor, em que as mulheres teciam casinhas para o ídolo do bosque.
8 E a todos os sacerdotes trouxe das cidades de Judá, e profanou os altos em que os sacerdotes queimavam incenso, desde Geba até Berseba; e derrubou os altos que estavam às portas, junto à entrada da porta de Josué, o governador da cidade, que estava à esquerda daquele que entrava pela porta da cidade.
9 Mas os sacerdotes dos altos não sacrificavam sobre o altar do Senhor em Jerusalém; porém comiam pães ázimos no meio de seus irmãos.
10 Também profanou a Tofete, que está no vale dos filhos de Hinom, para que ninguém fizesse passar a seu filho, ou sua filha, pelo fogo a Moloque.
11 Também tirou os cavalos que os reis de Judá tinham dedicado ao sol, à entrada da casa do Senhor, perto da câmara de Natã-Meleque, o camareiro, que estava no recinto; e os carros do sol queimou a fogo.


2 Reis 23:1-11
Depois da sentença condenatória que o Senhor havia pronunciado, Josias poderia ter concluído: que proveito há em purificar um lugar onde Deus derramará Sua ira? Mas um verdadeiro crente jamais pensa dessa maneira. Mesmo na véspera do juízo final, as Escrituras ordenam: “O santo continue a santificar-se” (Apocalipse 22:11). Ao aplicar as palavras que foram lidas para ele em Deuteronômio 33:11, o rei, que agora reconhece por si mesmo o valor da Palavra de Deus, quer que todos, “desde o menor até ao maior”, a ouçam. Temos o mesmo desejo de fazer conhecida a poderosa e viva Palavra ao que nos rodeiam?

O zelo da casa do Senhor “consumiu” Josias como mais tarde faria com Alguém maior que Ele (João 2:15-17).

Lembremos a pergunta que o apóstolo faz aos coríntios: “Não sabeis que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1 Coríntios 3:16-17; 6:19). Receberíamos um nobre visitante em uma casa bagunçada e imunda? Será que o visitante se sentiria bem ali? E o que dizer do divino Visitante que deseja morar em nosso coração? Dar-Lhe honra significa em primeiro lugar colocar o nosso coração em ordem, removendo o que o obstrui e corrompe.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário