quarta-feira, 25 de novembro de 2009

1 Crônicas 9:17-34

1 Crônicas 9:17-34

17 E foram porteiros: Salum, Acube, Talmom, Aimã, e seus irmãos, cujo chefe era Salum.
18 E até aquele tempo estavam de guarda à porta do rei, do lado do oriente; estes foram os porteiros dos arraiais dos filhos de Levi.
19 E Salum, filho de Coré, filho de Ebiasafe, filho de Corá, e seus irmãos da casa de seu pai, os coraítas, tinham cargo da obra do ministério, e eram guardas das portas do tabernáculo, como seus pais foram responsáveis pelo arraial do Senhor, e guardas da entrada.
20 Finéias, filho de Eleazar, antes era líder entre eles; e o Senhor era com ele.
21 E Zacarias, filho de Meselemias, porteiro da entrada da tenda da congregação.
22 Todos estes, escolhidos para serem guardas das portas, foram duzentos e doze; e foram estes, segundo as suas aldeias, postos em suas genealogias; e Davi e Samuel, o vidente, os constituíram nos seus respectivos cargos.
23 Estavam, pois, eles, e seus filhos, às portas da casa do Senhor, na casa da tenda, junto aos guardas,
24 Os porteiros estavam aos quatro lados; ao oriente, ao ocidente, ao norte, e ao sul.
25 E seus irmãos, que estavam nas suas aldeias, deviam, de tempo em tempo, vir por sete dias para servirem com eles.
26 Porque havia naquele ofício quatro porteiros principais que eram levitas, e tinham o encargo das câmaras e dos tesouros da casa de Deus.
27 E de noite ficavam em redor da casa de Deus, cuja guarda lhes tinha sido confiada, e tinham o encargo de abri-la cada manhã.
28 E alguns deles estavam encarregados dos utensílios do ministério, porque por conta os traziam e por conta os tiravam.
29 Porque deles havia alguns que tinham o encargo dos objetos e de todos os utensílios do santuário; como também da flor de farinha, do vinho, do azeite, do incenso, e das especiarias.
30 E alguns dos filhos dos sacerdotes eram os obreiros da confecção das especiarias.
31 E Matitias, dentre os levitas, o primogênito de Salum, o coraíta, tinha o encargo da obra que se fazia em sertãs.
32 E alguns dos seus irmãos, dos filhos dos coatitas, tinham o encargo de preparar os pães da proposição para todos os sábados.
33 Destes foram também os cantores, chefes dos pais entre os levitas, habitando nas câmaras, isentos de serviços; porque de dia e de noite estava a seu cargo ocuparem-se naquela obra.
34 Estes foram cabeças dos pais entre os levitas, chefes em suas gerações; estes habitaram em Jerusalém.


1 Crônicas 9:17-34
Outros levitas são mencionados no capítulo 9: os porteiros. A função deles era muito importante. Pode ser resumida em um breve comando do qual o Senhor nos lembra em uma parábola: “Ao porteiro [o mestre] ordena que vigie” (Marcos 13:34).

Vigiar os vasos e utensílios, os sacrifícios, as comidas, o acesso à Casa! No Novo Testamento, esse serviço correspondia ao serviço dos supervisores, pastores ou anciãos. Eles eram os que, em especial tinham – e ainda têm – de cuidar das almas e manter a sã doutrina nas congregações. É uma posição de honra e confiança, pela qual terão de prestar contas no retorno do Senhor!

Esses porteiros descendiam de Corá, o rebelde (Números 16). Mas preferiram estar à porta da casa do Senhor a “permanecer nas tendas da perversidade” como o pai deles fez. Lembremos do belo Salmo 84 composto pelos filhos de Corá: “Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos!… um dia nos teus átrios vale mais que mil” (vv. 1, 10). A quem o Senhor confia o cuidado de Sua Casa, de Sua Assembléia? Aos que estão unidos a Ele e O amam (João 21:15-17).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário