domingo, 22 de novembro de 2009

1 Crônicas 4:21-43

1 Crônicas 4:21-43

21 Os filhos de Selá, filho de Judá: Er, pai de Leca, e Lada, pai de Maressa, e as famílias da casa dos que fabricavam linho fino, em casa de Asbéia.
22 Como também Joquim, e os homens de Cozeba, e Joás, e Sarafe (que dominaram sobre os moabitas), e Jasubi-Leém; porém estas coisas já são antigas.
23 Estes foram oleiros, e habitavam nas hortas e nos cerrados; estes ficaram ali com o rei na sua obra.
24 Os filhos de Simeão foram Nemuel, Jamim, Jaribe, Zerá, e Saul,
25 Cujo filho foi Salum, de quem foi filho Mibsão, de quem foi filho Misma.
26 E os filhos de Misma foram: Hamuel, de quem foi filho Zacur, de quem foi filho Simei.
27 E Simei teve dezesseis filhos, e seis filhas, porém seus irmãos não tiveram muitos filhos; e toda a sua família não se multiplicou tanto como as dos filhos de Judá.
28 E habitaram em Berseba, e em Moladá, e em Hazar-Sual,
29 E em Bila, e em Ezém, e em Tolade,
30 E em Betuel, e em Hormá, e em Ziclague,
31 E em Bete-Marcabote, e em Hazar-Susim, e em Bete-Biri, e em Saaraim; estas foram as suas cidades, até que Davi reinou.
32 E foram as suas aldeias: Etã, Aim, Rimom, Toquém, e Asã, cinco cidades,
33 E todas as suas aldeias, que estavam em redor destas cidades, até Baal. Estas foram as suas habitações e suas genealogias.
34 Porém Mesobabe, e Janleque e Josa, filho de Amazias,
35 E Joel, e Jeú, filho de Josibias, filho de Seraías, filho de Asiel,
36 E Elioenai e Jaacobá, Jesoaías, Asaías, Adiel, Jesimiel, Benaias,
37 E Ziza, filho de Sifi, filho de Alom, filho de Jedaías, filho de Sinri, filho de Semaías;
38 Estes, registrados por seus nomes, foram príncipes nas suas famílias; e as famílias de seus pais se multiplicaram abundantemente.
39 E chegaram até à entrada de Gedor, ao oriente do vale, a buscar pasto para os seus rebanhos.
40 E acharam pasto fértil e terra espaçosa, e quieta, e descansada; porque os de Cão haviam habitado ali antes.
41 Estes, pois, que estão descritos por seus nomes, vieram nos dias de Ezequias, rei de Judá, e derrubaram as tendas e habitações dos que se acharam ali, e as destruíram totalmente até o dia de hoje, e habitaram em seu lugar; porque ali havia pasto para os seus rebanhos.
42 Também deles, dos filhos de Simeão, quinhentos homens foram às montanhas de Seír; levaram por cabeças a Pelatias, e a Nearias, e a Refaías, e a Uziel, filhos de Isi.
43 E feriram o restante dos que escaparam dos amalequitas, e habitaram ali até o dia de hoje.


1 Crônicas 4:21-43
Ainda entre os filhos de Judá, após reis e pessoas ricas e honradas como Jabez, vemos simples artesãos (vv. 14, 21-23). Eles eram artífices que trabalhavam com linho e tecidos, oleiros e jardineiros. A situação deles era muito humilde, mas os privilégios que tinham eram grandes, pois “moravam ali com o rei para o servirem”. É melhor evitarmos buscar uma posição elevada para nós neste mundo, se o Senhor não nos chamou expressamente para isso. Entre o povo de Deus não há muitos “sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento” (1 Coríntios 1:26; Jeremias 45:5). Toda posição importante necessariamente traz consigo responsabilidades absorventes, que em geral deixam pouco tempo para o Senhor, Sua Palavra e Seu serviço. Portanto, tenhamos cuidado de não escolher ocupações que nos impeçam de habitar com o Rei, nem de fazer Sua obra.

A tribo de Simeão foi objeto de severo julgamento por causa da violência de seu cabeça (Gênesis 49:5-7) e da idolatria em Baal-Peor (Números 25:14). Mas aqui, de acordo com o propósito do livro, são mostrados os bons resultados alcançados pela graça. Essa tribo alargou suas fronteiras e conquistou brilhantes vitórias.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário