sábado, 10 de outubro de 2009

Romanos 1.18-32

Romanos 1.18-32
18 A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça;
19 porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou.
20 Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis;
21 porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato.
22 Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos
23 e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis.
24 Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si;
25 pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém!
26 Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza;
27 semelhantemente, os homens também, deixando o contacto natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro.
28 E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes,
29 cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores,
30 caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais,
31 insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia.
32 Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem.

Romanos 1:18-32

Antes de explicar como Deus justifica o pecador, é necessário convencer todos os seres humanos de que eles são pecadores.

Você pode pensar que os pagãos são desculpáveis, porque não têm a Palavra escrita. Mas eles têm diante de seus olhos outro livro sempre aberto: o da Criação (Salmo 19:1). Contudo, eles não reconheceram nem honraram seu Autor e nem quiseram dar-Lhe graças (um dever universal). Então eles foram entregues a Satanás para praticarem as piores abominações.

Esse não é um bonito retrato do homem natural, mas é o meu e o seu retrato! Deus declara culpáveis não somente os que praticam os pecados dos versículos 29 a 31, mas também os que "aprovam os que assim procedem". Ver programas que contem cenas imorais, más conversações etc., coloca-nos sob o mesmo "justo juízo de Deus" (v. 32; cap. 2:5; Salmo 50:18).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário