sábado, 10 de outubro de 2009

2 Reis 4:32-44

2 Reis 4:32-44

32 E, chegando Eliseu àquela casa, eis que o menino jazia morto sobre a sua cama.
33 Então entrou ele, e fechou a porta sobre eles ambos, e orou ao Senhor.
34 E subiu à cama e deitou-se sobre o menino, e, pondo a sua boca sobre a boca dele, e os seus olhos sobre os olhos dele, e as suas mãos sobre as mãos dele, se estendeu sobre ele; e a carne do menino aqueceu.
35 Depois desceu, e andou naquela casa de uma parte para a outra, e tornou a subir, e se estendeu sobre ele, então o menino espirrou sete vezes, e abriu os olhos.
36 Então chamou a Geazi, e disse: Chama esta sunamita. E chamou-a, e veio a ele. E disse ele: Toma o teu filho.
37 E entrou ela, e se prostrou a seus pés, e se inclinou à terra; e tomou o seu filho e saiu.
38 E, voltando Eliseu a Gilgal, havia fome naquela terra, e os filhos dos profetas estavam assentados na sua presença; e disse ao seu servo: Põe a panela grande ao lume, e faze um caldo de ervas para os filhos dos profetas.
39 Então um deles saiu ao campo a apanhar ervas, e achou uma parra brava, e colheu dela enchendo a sua capa de colocíntidas; e veio, e as cortou na panela do caldo; porque não as conheciam.
40 Assim deram de comer para os homens. E sucedeu que, comendo eles daquele caldo, clamaram e disseram: Homem de Deus, há morte na panela. Não puderam comer.
41 Porém ele disse: Trazei farinha. E deitou-a na panela, e disse: Dai de comer ao povo. E já não havia mal nenhum na panela.
42 E um homem veio de Baal-Salisa, e trouxe ao homem de Deus pães das primícias, vinte pães de cevada, e espigas verdes na sua palha, e disse: Dá ao povo, para que coma.
43 Porém seu servo disse: Como hei de pôr isto diante de cem homens? E disse ele: Dá ao povo, para que coma; porque assim diz o Senhor: Comerão, e sobejará.
44 Então lhos pôs diante, e comeram e ainda sobrou, conforme a palavra do Senhor.


2 Reis 4:32-44
Como lembrado no capítulo 11 de Hebreus, o capítulo da fé: “Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos” (11:35). Isso acontece com a viúva de Sarepta e agora novamente com a sunamita. Mas que contraste com a cena no sepulcro de Lázaro, onde uma simples palavra do Senhor da vida foi suficiente para trazer à vida um homem morto há quatro dias! Em breve os santos que dormem ouvirão a “palavra de ordem” dAquele que conquistou a morte e ressuscitarão em poder (1 Tessalonicenses 4:16).

O incidente da morte na panela nos lembra como os homens, às vezes com a melhor das intenções, somente conseguem estragar o que Deus deseja dar-lhes. Temos de nos guardar, portanto, de não adicionar nada à Palavra, alimento para nossa alma (Gálatas 1:7-8). Quantos escritos religiosos contêm veneno misturado à verdade divina!

O homem de Baal-Salisa, cujos pães e espigas alimentaram cem homens, nos traz à mente cenas do evangelho (Mateus 14:15-21; 15:32-38). E aqui também percebemos a diferença entre o profeta e Aquele que fez a multidão sentar e se alimentar pela virtude de Seu próprio poder (Salmo 132:15).

Que DEUS vabençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário