segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Atos 28.1-16

Atos 28.1-16
1 Uma vez em terra, verificamos que a ilha se chamava Malta.
2 Os bárbaros trataram-nos com singular humanidade, porque, acendendo uma fogueira, acolheram-nos a todos por causa da chuva que caía e por causa do frio.
3 Tendo Paulo ajuntado e atirado à fogueira um feixe de gravetos, uma víbora, fugindo do calor, prendeu-se-lhe à mão.
4 Quando os bárbaros viram a víbora pendente da mão dele, disseram uns aos outros: Certamente, este homem é assassino, porque, salvo do mar, a Justiça não o deixa viver.
5 Porém ele, sacudindo o réptil no fogo, não sofreu mal nenhum;
6 mas eles esperavam que ele viesse a inchar ou a cair morto de repente. Mas, depois de muito esperar, vendo que nenhum mal lhe sucedia, mudando de parecer, diziam ser ele um deus.
7 Perto daquele lugar, havia um sítio pertencente ao homem principal da ilha, chamado Públio, o qual nos recebeu e hospedou benignamente por três dias.
8 Aconteceu achar-se enfermo de disenteria, ardendo em febre, o pai de Públio. Paulo foi visitá-lo, e, orando, impôs-lhe as mãos, e o curou.
9 À vista deste acontecimento, os demais enfermos da ilha vieram e foram curados,
10 os quais nos distinguiram com muitas honrarias; e, tendo nós de prosseguir viagem, nos puseram a bordo tudo o que era necessário.
11 Ao cabo de três meses, embarcamos num navio alexandrino, que invernara na ilha e tinha por emblema Dióscuros.
12 Tocando em Siracusa, ficamos ali três dias,
13 donde, bordejando, chegamos a Régio. No dia seguinte, tendo soprado vento sul, em dois dias, chegamos a Putéoli,
14 onde achamos alguns irmãos que nos rogaram ficássemos com eles sete dias; e foi assim que nos dirigimos a Roma.
15 Tendo ali os irmãos ouvido notícias nossas, vieram ao nosso encontro até à Praça de Ápio e às Três Vendas. Vendo-os Paulo e dando, por isso, graças a Deus, sentiu-se mais animado.
16 Uma vez em Roma, foi permitido a Paulo morar por sua conta, tendo em sua companhia o soldado que o guardava.

Atos 28:1-16

Deus colocou um sentimento de humanidade no coração dos pagãos da ilha de Malta (como fez anteriormente no de Júlio, o centurião: v. 2; cap. 27:3). Eles acolhem e confortam os náufragos. No meio desse povo, o Senhor se alegra em tornar Seu servo conhecido por meio de um milagre. O apóstolo, que recolhia lenha para a fogueira, é mordido por uma víbora sem que esta lhe cause dano algum. Esse é um dos sinais que deveriam seguir os discípulos. Outro sinal era a imposição das mãos sobre os enfermos para que fossem curados (Marcos 16:17-18). A benevolência dos "bárbaros" de Malta é rapidamente recompensada. Todos os enfermos da ilha, a começar pelo pai de Públio, são curados pelo poder de Deus. E esperamos que também muitas dessas pessoas tenham encontrado a cura da alma. Desse modo, a oposição do inimigo somente serviu para que uma nova terra ouvisse o Evangelho.

A viagem de Paulo termina. Antes de trazer qualquer coisa aos irmãos de Roma, ele mesmo é confortado pelo amor fraternal deles. Até mesmo o mais jovem crente é motivo de alegria e estímulo para um servo de Deus.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário