segunda-feira, 5 de outubro de 2009

2 Reis 3:1-15

2 Reis 3:1-15

1 E JORÃO, filho de Acabe, começou a reinar sobre Israel, em Samaria, no décimo oitavo ano de Jeosafá, rei de Judá; e reinou doze anos.
2 E fez o que era mau aos olhos do Senhor; porém não como seu pai, nem como sua mãe; porque tirou a estátua de Baal, que seu pai fizera.
3 Contudo aderiu aos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, com que fizera Israel pecar; não se apartou deles.
4 Então Mesa, rei dos moabitas, era criador de gado, e pagava de tributo, ao rei de Israel, cem mil cordeiros, e cem mil carneiros com a sua lã.
5 Sucedeu, porém, que, morrendo Acabe, o rei dos moabitas se rebelou contra o rei de Israel.
6 Por isso Jorão ao mesmo tempo saiu de Samaria, e fez revista de todo o Israel.
7 E foi, e mandou dizer a Jeosafá, rei de Judá: O rei dos moabitas se rebelou contra mim; irás tu comigo à guerra contra os moabitas? E disse ele: Subirei; e eu serei como tu, o meu povo como o teu povo, e os meus cavalos como os teus cavalos.
8 E ele disse: Por que caminho subiremos? Então disse ele: Pelo caminho do deserto de Edom.
9 E partiram o rei de Israel, o rei de Judá e o rei de Edom; e andaram rodeando com uma marcha de sete dias, e não havia água para o exército e nem para o gado que os seguia.
10 Então disse o rei de Israel: Ah! o Senhor chamou a estes três reis, para entregá-los nas mãos dos moabitas.
11 E disse Jeosafá: Não há aqui algum profeta do Senhor, para que consultemos ao Senhor por ele? Então respondeu um dos servos do rei de Israel, dizendo: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que derramava água sobre as mãos de Elias.
12 E disse Jeosafá: Está com ele a palavra do Senhor. Então o rei de Israel, Jeosafá, e o rei de Edom desceram a ter com ele.
13 Mas Eliseu disse ao rei de Israel: Que tenho eu contigo? Vai aos profetas de teu pai e aos profetas de tua mãe. Porém o rei de Israel lhe disse: Não, porque o Senhor chamou a estes três reis para entregá-los nas mãos dos moabitas.
14 E disse Eliseu: Vive o Senhor dos Exércitos, em cuja presença estou, que se eu não respeitasse a presença de Jeosafá, rei de Judá, não olharia para ti nem te veria.
15 Ora, pois, trazei-me um músico. E sucedeu que, tocando o músico, veio sobre ele a mão do Senhor.


2 Reis 3:1-15
Jorão, irmão de Acazias, se torna rei de Israel. Embora também faça o que é mau aos olhos do Senhor, algumas melhorias são notadas em comparação à conduta dos seus pais. Ele oficialmente rejeita a adoração a Baal.

O primeiro versículo deste livro já mencionava a rebelião de Moabe. Essa é a ocasião para Jorão preparar uma ofensiva contra os moabitas, contando com o apoio de seus mais chegados aliados: o rei de Judá e o rei de Edom. Infelizmente, Josafá não aprendeu a lição de Ramote-Gileade. Ele deu a Jorão a mesma resposta que dera a Acabe (v. 7; 1 Reis 22:4).

A expedição chega à beira do desastre. Jorão culpa o Senhor, embora ele mesmo tenha sido o responsável por toda a situação. Muitas pessoas agem assim também. Em vez de se arrependerem, elas acusam Deus pelas dificuldades que enfrentam. Nesse ponto, Josafá finalmente se preocupa com a Palavra do Senhor. Eliseu está inconformado diante dos três reis, associados de maneira tão errada. Isso nos remete ao jugo desigual com os incrédulos contra o qual os cristãos são seriamente advertidos (2 Coríntios 6:14).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário