sábado, 3 de outubro de 2009

Atos 26.19-32

Atos 26.19-32
19 Pelo que, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial,
20 mas anunciei primeiramente aos de Damasco e em Jerusalém, por toda a região da Judéia, e aos gentios, que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento.
21 Por causa disto, alguns judeus me prenderam, estando eu no templo, e tentaram matar-me.
22 Mas, alcançando socorro de Deus, permaneço até ao dia de hoje, dando testemunho, tanto a pequenos como a grandes, nada dizendo, senão o que os profetas e Moisés disseram haver de acontecer,
23 isto é, que o Cristo devia padecer e, sendo o primeiro da ressurreição dos mortos, anunciaria a luz ao povo e aos gentios.
24 Dizendo ele estas coisas em sua defesa, Festo o interrompeu em alta voz: Estás louco, Paulo! As muitas letras te fazem delirar!
25 Paulo, porém, respondeu: Não estou louco, ó excelentíssimo Festo! Pelo contrário, digo palavras de verdade e de bom senso.
26 Porque tudo isto é do conhecimento do rei, a quem me dirijo com franqueza, pois estou persuadido de que nenhuma destas coisas lhe é oculta; porquanto nada se passou em algum lugar escondido.
27 Acreditas, ó rei Agripa, nos profetas? Bem sei que acreditas.
28 Então, Agripa se dirigiu a Paulo e disse: Por pouco me persuades a me fazer cristão.
29 Paulo respondeu: Assim Deus permitisse que, por pouco ou por muito, não apenas tu, ó rei, porém todos os que hoje me ouvem se tornassem tais qual eu sou, exceto estas cadeias.
30 A essa altura, levantou-se o rei, e também o governador, e Berenice, bem como os que estavam assentados com eles;
31 e, havendo-se retirado, falavam uns com os outros, dizendo: Este homem nada tem feito passível de morte ou de prisão.
32 Então, Agripa se dirigiu a Festo e disse: Este homem bem podia ser solto, se não tivesse apelado para César.


Atos 26:19-32

Chamado para um ministério extraordinário entre os gentios, Paulo não foi desobediente (v. 19). Que nós também sejamos obedientes em tudo o que o Senhor nos enviar a fazer!

Para Festo, um homem sem necessidades espirituais, o que Paulo fala são apenas loucuras (v. 24). "Ora, o homem natural não aceita as cousas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura" (1 Coríntios 2:14). Então, o apóstolo se dirige diretamente ao rei Agripa (ver Salmo 119:46), com respeito, mas também com a autoridade que a Palavra divina lhe concede. O rei esconde seu embaraço desviando a pergunta (v. 28). Quase estar convencido; quase se tornar um cristão, significa estar completamente perdido.

Quem estava em posição mais desejável: o rei ou o pobre prisioneiro? Consciente de sua alta posição diante de Deus, Paulo, o prisioneiro de Jesus Cristo, não pensa na coroa do homem que está diante dele, mas em sua alma. Não nos deixemos levar pela aparência dos homens; pensemos em seu destino eterno.

O apóstolo compareceu sucessivamente perante o Sinédrio, perante Félix, Festo e Agripa. Ele ainda teria de comparecer perante César, que, naquele momento, não era outro senão o cruel Nero.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário