2 Reis 1:11-18
11 E tornou o rei a enviar-lhe outro capitão de cinqüenta, com os seus cinqüenta; ele lhe respondeu, dizendo: Homem de Deus, assim diz o rei: Desce depressa.
12 E respondeu Elias: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então o fogo de Deus desceu do céu, e o consumiu a ele e aos seus cinqüenta.
13 E tornou a enviar um terceiro capitão de cinqüenta, com os seus cinqüenta; então subiu o capitão de cinqüenta e, chegando, pôs-se de joelhos diante de Elias, e suplicou-lhe, dizendo: Homem de Deus, seja, peço-te, preciosa aos teus olhos a minha vida, e a vida destes cinqüenta teus servos.
14 Eis que fogo desceu do céu, e consumiu aqueles dois primeiros capitães de cinqüenta, com os seus cinqüenta; porém, agora seja preciosa aos teus olhos a minha vida.
15 Então o anjo do Senhor disse a Elias: Desce com este, não temas. E levantou-se, e desceu com ele ao rei.
16 E disse-lhe: Assim diz o Senhor: Por que enviaste mensageiros a consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? Porventura é porque não há Deus em Israel, para consultar a sua palavra? Portanto desta cama, a que subiste, não descerás, mas certamente morrerás.
17 Assim, pois, morreu, conforme a palavra do Senhor, que Elias falara; e Jorão começou a reinar no seu lugar no ano segundo de Jeorão, filho de Jeosafá, rei de Judá; porquanto não tinha filho.
18 O mais dos atos de Acazias, tudo quanto fez, porventura não está escrito no livro das crônicas dos reis de Israel?
2 Reis 1:11-18
Em sua obstinação, Acazias envia um segundo capitão com mais cinqüenta homens para trazer Elias. As ordens são ainda mais insolentes: “Desce depressa”. Ele obteve a mesma resposta do anterior.
No Carmelo, o fogo não desceu dos céus sobre os que assistiam à cena, mas apenas sobre o sacrifício. É uma figura do julgamento divino caindo sobre Cristo para trazer o coração do Seu povo de volta a Deus. Mas, no capítulo de hoje, o fogo teve de descer como julgamento sobre os homens rebeldes.
Jesus, a santa Vítima, experimentou sozinho o calor da ira divina. Porém, no futuro, os que não crerem terão de se submeter a essa ira inflexível por toda a eternidade (Romanos 1:18).
Esse dia de julgamento ainda não chegou. Foi por isso que o Senhor reprovou tão severamente os discípulos Tiago e João que tinham esse incidente em mente ao propor que o fogo descesse do céu e consumisse uma aldeia de samaritanos (Lucas 9:52-56).
O capitão da terceira tropa talvez era um dos sete mil do qual o Senhor falara. Ele demonstra respeito, humildade e afeição por seus soldados. Elias foi com ele até a presença do rei, apenas para repetir palavra por palavra a mensagem original, logo cumprida pela morte de Acazias.
Que DEUS abençoe a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário