domingo, 4 de outubro de 2009

2 Reis 2:15-25

2 Reis 2:15-25

15 Vendo-o, pois, os filhos dos profetas que estavam defronte em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu. E vieram-lhe ao encontro, e se prostraram diante dele em terra.
16 E disseram-lhe: Eis que agora entre os teus servos há cinqüenta homens valentes; ora deixa-os ir para buscar a teu senhor; pode ser que o elevasse o Espírito do Senhor e o lançasse em algum dos montes, ou em algum dos vales. Porém ele disse: Não os envieis.
17 Mas eles insistiram com ele, até que, constrangido, disse-lhes: Enviai. E enviaram cinqüenta homens, que o buscaram três dias, porém não o acharam.
18 Então voltaram para ele, pois ficara em Jericó; e disse-lhes: Eu não vos disse que não fosseis?
19 E os homens da cidade disseram a Eliseu: Eis que é boa a situação desta cidade, como o meu senhor vê; porém as águas são más, e a terra é estéril.
20 E ele disse: Trazei-me um prato novo, e ponde nele sal. E lho trouxeram.
21 Então saiu ele ao manancial das águas, e deitou sal nele; e disse: Assim diz o Senhor: Sararei a estas águas; e não haverá mais nelas morte nem esterilidade.
22 Ficaram, pois, sãs aquelas águas, até ao dia de hoje, conforme a palavra que Eliseu tinha falado.
23 Então subiu dali a Betel; e, subindo ele pelo caminho, uns meninos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo; sobe, calvo!
24 E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou no nome do Senhor; então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos.
25 E dali foi para o monte Carmelo de onde voltou para Samaria.


2 Reis 2:15-25
Os “filhos” dos profetas eram, na verdade, os seus discípulos, os quais viviam juntos, eram instruídos na Palavra e usados pelo Senhor em Seu serviço. Os que ficaram em Jericó, como foi o caso de Tomé mais tarde, não criam no misterioso fato prestes a acontecer.

Eliseu em Jericó representa Cristo vindo em graça ao mundo, um mundo marcado pela morte e esterilidade. A vida é trazida pelo poder purificador da graça (o sal) contida e manifesta na nova criatura (o prato novo). Cada crente é chamado a ser neste mesmo mundo um “utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra” (2 Timóteo 2:21).

A terrível cena que se segue nos lembra dos julgamentos preparados para os escarnecedores (Provérbios 19:29). Os rapazes de Betel insultaram o próprio Senhor. “Sobe, calvo! Sobe, calvo!” era um desafio para Eliseu ser elevado ao céu como Elias. O apóstolo Pedro diz que nos últimos dias surgirão escarnecedores, andando segundo suas próprias concupiscências e dizendo: Onde está promessa de sua vinda (2 Peter 3:3-4)?

Então vieram os ursos. Na Bíblia, o urso está associado ao leão: Satanás. Como isso é sério! Deus permitiu que esses rapazes, que desprezaram a Palavra, se tornassem vítimas desse mundo e de seu Príncipe: um destino pior que a morte no que diz respeito à salvação da alma.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário