domingo, 4 de outubro de 2009

2 Reis 2:1-14

2 Reis 2:1-14

1 SUCEDEU que, quando o Senhor estava para elevar a Elias num redemoinho ao céu, Elias partiu de Gilgal com Eliseu.
2 E disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Betel. Porém Eliseu disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Betel.
3 Então os filhos dos profetas que estavam em Betel saíram ao encontro de Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o Senhor hoje tomará o teu senhor por sobre a tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos.
4 E Elias lhe disse: Eliseu, fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Jericó. Porém ele disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Jericó.
5 Então os filhos dos profetas que estavam em Jericó se chegaram a Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o Senhor hoje tomará o teu senhor por sobre a tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos.
6 E Elias disse: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou ao Jordão. Mas ele disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim ambos foram juntos.
7 E foram cinqüenta homens dos filhos dos profetas, e pararam defronte deles, de longe: e assim ambos pararam junto ao Jordão.
8 Então Elias tomou a sua capa e a dobrou, e feriu as águas, as quais se dividiram para os dois lados; e passaram ambos em seco.
9 Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim.
10 E disse: Coisa difícil pediste; se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará, porém, se não, não se fará.
11 E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.
12 O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel, e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, pegando as suas vestes, rasgou-as em duas partes.
13 Também levantou a capa de Elias, que dele caíra; e, voltando-se, parou à margem do Jordão.
14 E tomou a capa de Elias, que dele caíra, e feriu as águas, e disse: Onde está o Senhor Deus de Elias? Quando feriu as águas elas se dividiram de um ao outro lado; e Eliseu passou.


2 Reis 2:1-14
Enquanto o arrebatamento de Enoque é resumido pelas Escrituras em duas linhas (Gênesis 5:24; Hebreus 11:5), Deus nos permite (como permitiu a Eliseu) testemunhar em detalhes o arrebatamento de Elias. Glorioso evento que nos faz lembrar do outros dois - um passado e outro ainda por vir! O passado foi a ascensão do Senhor ao céu. Como Elias, Jesus trilhou o caminho de Seu povo Israel, do qual temos vários estágios aqui simbolizados – Gilgal, Betel, Jericó e finalmente o Jordão. Da mesma maneira que Eliseu recusou separar-se de Elias, os discípulos eram devotados ao Senhor Jesus. “Senhor, para quem iremos?” (João 6:68; 11:16). E eles também foram testemunhas de Sua ascensão (Atos 1:9). Então, de acordo com a promessa que Ele lhes fez, o Espírito Santo desceu com poder sobre todos. Isso nos lembra do espírito de Elias vindo e descendo sobre Eliseu depois da separação de ambos.

No entanto, este capítulo também nos faz pensar em um acontecimento que ainda se dará: o arrebatamento de todos os redimidos “para o encontro do Senhor nos ares” (1 Tessalonicenses 4:17). Como Elias, estaremos seguindo nosso caminho, sabendo o que nos sobrevirá. Essa esperança deve trazer júbilo ao nosso coração!

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário