quarta-feira, 28 de outubro de 2009

2 Reis 14:17-29

2 Reis 14:17-29

17 E viveu Amazias, filho de Joás, rei de Judá, depois da morte de Jeoás, filho de Jeoacaz, rei de Israel, quinze anos.
18 Ora, o mais dos atos de Amazias, porventura não está escrito no livro das crônicas dos reis de Judá?
19 E conspiraram contra ele em Jerusalém, e fugiu para Laquis; porém enviaram após ele até Laquis, e o mataram ali.
20 E o trouxeram em cima de cavalos; e o sepultaram em Jerusalém, junto a seus pais, na cidade de Davi.
21 E todo o povo de Judá tomou a Azarias, que já era de dezesseis anos, e o fizeram rei em lugar de Amazias, seu pai.
22 Este edificou a Elate, e a restituiu a Judá, depois que o rei dormiu com seus pais.
23 No décimo quinto ano de Amazias, filho de Joás, rei de Judá, começou a reinar em Samaria, Jeroboão, filho de Jeoás, rei de Israel, e reinou quarenta e um anos.
24 E fez o que era mau aos olhos do Senhor; nunca se apartou de nenhum dos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, com que fez pecar a Israel.
25 Também este restituiu os termos de Israel, desde a entrada de Hamate, até ao mar da planície; conforme a palavra do Senhor Deus de Israel, a qual falara pelo ministério de seu servo Jonas, filho do profeta Amitai, o qual era de Gate-Hefer.
26 Porque viu o Senhor que a miséria de Israel era muito amarga, e que nem havia escravo, nem absolvido, nem quem ajudasse a Israel.
27 E ainda não falara o Senhor em apagar o nome de Israel de debaixo do céu; porém os livrou por meio de Jeroboão, filho de Jeoás.
28 Ora, o mais dos atos de Jeroboão, tudo quanto fez, e seu poder, como pelejou, e como restituiu a Damasco e a Hamate, pertencentes a Judá, sendo rei em Israel, porventura não está escrito no livro das crônicas de Israel?
29 E Jeroboão dormiu com seus pais, com os reis de Israel; e Zacarias, seu filho, reinou em seu lugar.


2 Reis 14:17-29
Nada é dito sobre os últimos quinze anos da vida de Amazias. Anos perdidos! Ele não fez nada de valor para Deus que merecesse ser mencionado! Não há períodos assim em nossa vida? Como seu pai, Joás, ele também morreu de morte violenta – um triste fim para um homem que “deixou de seguir ao Senhor” (2 Crônicas 25:27)! Seu filho Azarias, também chamado de Uzias, o sucedeu quando tinha dezesseis anos, enquanto em Israel continuava o longo reinado do terceiro descendente de Jeú: Jeroboão II. Este último, como seus predecessores, manteve sua conexão com os bezerros de ouro feitos pelo primeiro Jeroboão! No entanto, por Sua misericórdia, Deus continua a livrar Seu povo, mesmo quando sob o domínio de um rei perverso. Como são comoventes as seguintes palavras: “Ainda não falara o SENHOR em apagar o nome de Israel de debaixo do céu” (v. 27). Deus, adiando o julgamento, anseia por demonstrar Sua graça toda vez que Sua aliança de justiça Lhe permite.

Ele continua a enviar profetas ao povo durante esse período: Oséias, Amós e por fim Jonas, aqui mencionado (v. 25). Deus multiplica as advertências. Em Hebreus, a Palavra diz que Deus falou “muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo” (Hebreus 1:1-2).

Que DEUS abençoe a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário