segunda-feira, 26 de outubro de 2009

2 Reis 12:17-21

2 Reis 12:17-21

17 Então subiu Hazael, rei da Síria, e pelejou contra Gate, e a tomou; depois Hazael resolveu marchar contra Jerusalém.
18 Porém Joás, rei de Judá, tomou todas as coisas santas que Jeosafá, Jorão e Acazias, seus pais, reis de Judá, consagraram, como também todo o ouro que se achou nos tesouros da casa do Senhor e na casa do rei e o mandou a Hazael, rei da Síria; e então se desviou de Jerusalém.
19 Ora, o mais dos atos de Joás, e tudo quanto fez, porventura não está escrito no livro das crônicas dos reis de Judá?
20 E levantaram-se os servos de Joás, e conspiraram contra ele ferindo-o na casa de Milo, no caminho que desce para Sila.
21 Porque Jozacar, filho de Simeate, e Jozabade, filho de Somer, seus servos, o feriram, e morreu, e o sepultaram com seus pais na cidade de Davi. E Amazias, seu filho, reinou em seu lugar.
2 Reis 13:1-9

1 NO ano vinte e três de Joás, filho de Acazias, rei de Judá, começou a reinar Jeoacaz, filho de Jeú, sobre Israel, em Samaria, e reinou dezessete anos.
2 E fez o que era mau aos olhos do Senhor; porque seguiu os pecados de Jeroboão, filho de Nebate, que fez pecar a Israel; não se apartou deles.
3 Por isso a ira do Senhor se acendeu contra Israel; e entregou-os na mão de Hazael, rei da Síria, e na mão de Ben-Hadade, filho de Hazael, todos aqueles dias.
4 Porém Jeoacaz suplicou diante da face do Senhor; e o Senhor ouviu; porque viu a opressão de Israel, pois o rei da Síria os oprimia.
5 E o Senhor deu um salvador a Israel, e saíram de sob as mãos dos sírios; e os filhos de Israel habitaram nas suas tendas, como no passado
6 (Contudo não se apartaram dos pecados da casa de Jeroboão, com que fez Israel pecar; porém ele andou neles e também o bosque ficou em pé em Samaria).
7 Porque não deixou a Jeoacaz, do povo, senão só cinqüenta cavaleiros, dez carros e dez mil homens de pé, porquanto o rei da Síria os tinha destruído e os tinha feito como o pó, trilhando-os.
8 Ora, o mais dos atos de Jeoacaz, e tudo quanto fez, e o seu poder, porventura não está escrito no livro das crônicas dos reis de Israel?
9 E Jeoacaz dormiu com seus pais, e o sepultaram em Samaria; e Jeoás, seu filho, reinou em seu lugar.


2 Reis 12:17-21; 13:1-9
Hazael, rei da Síria, subiu contra Jerusalém. Mas o que Joás fez em vez de confiar no Senhor? Agiu da mesma maneira que Asa no final do reinado, quando Baasa subiu contra ele (1 Reis 15:17-18). Joás enviou ao rei da Síria todos os objetos consagrados por seus antepassados e por ele mesmo no começo de seu reinado. Infelizmente, quantos têm imitado o exemplo desse pobre rei! No início da vida cristã, fazem sacrifícios para o Senhor com satisfação. Consagram ao colocar à parte alguma coisa para a obra do Senhor. Então vem a oposição do mundo. E, não estando preparados para enfrentar isso pela fé, preferem abandonar tudo. É exatamente isso o que o Inimigo estava esperando. A partir de então, o diabo os deixa em paz. Mas que preço altíssimo!

A vida de Joás, que começou tão bem, agora acaba tragicamente. Ele é assassinado por seus próprios servos. Amazias reina no lugar de Joás, enquanto em Israel Jeoacaz substitui Jeú. Jeoacaz é um rei perverso. Após um período de descanso, no qual a graça de Deus brilha fortemente (vv. 4-6), ele dá um salvador a Seu povo. Quão maior foi o Salvador que Ele nos deu!

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário