segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Atos 13.1-12

Atos 13.1-12


1 Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo.
2 E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.
3 Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram.
4 Enviados, pois, pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.
5 Chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas judaicas; tinham também João como auxiliar.
6 Havendo atravessado toda a ilha até Pafos, encontraram certo judeu, mágico, falso profeta, de nome Barjesus,
7 o qual estava com o procônsul Sérgio Paulo, que era homem inteligente. Este, tendo chamado Barnabé e Saulo, diligenciava para ouvir a palavra de Deus.
8 Mas opunha-se-lhes Elimas, o mágico (porque assim se interpreta o seu nome), procurando afastar da fé o procônsul.
9 Todavia, Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, fixando nele os olhos, disse:
10 Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perverter os retos caminhos do Senhor?
11 Pois, agora, eis aí está sobre ti a mão do Senhor, e ficarás cego, não vendo o sol por algum tempo. No mesmo instante, caiu sobre ele névoa e escuridade, e, andando à roda, procurava quem o guiasse pela mão.
12 Então, o procônsul, vendo o que sucedera, creu, maravilhado com a doutrina do Senhor.

Atos 13:1-12

Aqui começa uma nova divisão do livro de Atos. A igreja de Antioquia é o ponto de partida para a obra que está para ser feita entre as nações . Barnabé e Saulo recebem o chamado, são separados pelo Espírito Santo e partem para a viagem apoiados pelas orações da igreja. Sua primeira etapa é a ilha de Chipre, terra natal de Barnabé (4:36). Ao chegar a Pafos, os apóstolos são convocados pelo procônsul Sérgio Paulo, o mais alto funcionário romano da ilha. Este "homem inteligente" conhecia o Deus dos judeus e desejava ouvir Sua Palavra. Porém, tinha um preocupante personagem por conselheiro: Elimas, um mágico judeu (atividade que era abominável aos olhos de Deus - vide Deuteronômio 18:9-10), que se aproveita da necessidade espiritual de Sérgio Paulo para exercer sobre ele uma influência maligna. Mas a oposição deste homem produziu exatamente o que ele mais quis evitar; permite a Paulo - chamado assim pela primeira vez - dar ao procônsul uma prova do poder do Senhor ao castigar o falso profeta.

Elimas é a figura do povo judeu que, por causa de sua resistência ao Espírito de Deus, está agora cegado "por algum tempo", o que, no entanto, reverteu-se em benefício das nações (também chamadas de gentios).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário