quarta-feira, 2 de setembro de 2009

1 Reis 9:1-9

1 Reis 9:1-9

1 SUCEDEU, pois, que, acabando Salomão de edificar a casa do Senhor, e a casa do rei, e todo o desejo de Salomão, que lhe veio à vontade fazer,
2 O Senhor tornou a aparecer a Salomão; como lhe tinha aparecido em Gibeom.
3 E o Senhor lhe disse: Ouvi a tua oração, e a súplica que fizeste perante mim; santifiquei a casa que edificaste, a fim de pôr ali o meu nome para sempre; e os meus olhos e o meu coração estarão ali todos os dias.
4 E se tu andares perante mim como andou Davi, teu pai, com inteireza de coração e com sinceridade, para fazeres segundo tudo o que te mandei, e guardares os meus estatutos e os meus juízos,
5 Então confirmarei o trono de teu reino sobre Israel para sempre; como falei acerca de teu pai Davi, dizendo: Não te faltará sucessor sobre o trono de Israel;
6 Porém, se vós e vossos filhos de qualquer maneira vos apartardes de mim, e não guardardes os meus mandamentos, e os meus estatutos, que vos tenho proposto, mas fordes, e servirdes a outros deuses, e vos prostrardes perante eles,
7 Então destruirei a Israel da terra que lhes dei; e a esta casa, que santifiquei a meu nome, lançarei longe da minha presença; e Israel será por provérbio e motejo, entre todos os povos.
8 E desta casa, que é tão exaltada, todo aquele que por ela passar pasmará, e assobiará, e dirá: Por que fez o Senhor assim a esta terra e a esta casa?
9 E dirão: Porque deixaram ao Senhor seu Deus, que tirou da terra do Egito a seus pais, e se apegaram a deuses alheios, e se encurvaram perante eles, e os serviram; por isso trouxe o Senhor sobre eles todo este mal.


1 Reis 9:1-9
A obra empreendida por Salomão chega ao fim. O versículo 1 enfatiza que ele se alegrou no que acabara de realizar. Isso nos ensina uma lição. Tenhamos alegria em tudo o que o Senhor nos mandar fazer, por ter sido Ele quem nos ordenou. Agora o Senhor responde à oração do rei. A casa na qual Sua glória habitará será Seu principal motivo para abençoar Israel, para ouvir e perdoar. Na era cristã, é com o nome de Jesus que Deus associa Sua glória e pelo qual ouve as orações dos crentes (João 14:13-14). É por meio de Jesus, e não mais no templo, que Deus em habitar conosco (João 1:14; Colossenses 1:19; 2:9; 1 Timóteo 3:16). Os olhos e o coração do Pai sempre estão dirigidos para o Homem perfeito (v. 3). Nós podemos falar com Ele a qualquer momento em nome de Jesus: “Olha, ó Deus, escudo nosso, e contempla o rosto do teu ungido” (Salmo 84:9).

O Senhor coloca diante de Salomão e do povo a responsabilidade deles. A Sua presença no meio deles exigia total separação do mal; caso contrário, esse privilégio lhes seria tirado, e Israel como nação seria eliminada da terra em que habitava.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário