quinta-feira, 24 de setembro de 2009

1 Reis 20:1-12

1 Reis 20:1-12

1 E BEN-HADADE, rei da Síria, ajuntou todo o seu exército; e havia com ele trinta e dois reis, e cavalos e carros; e subiu, e cercou a Samaria, e pelejou contra ela.
2 E enviou à cidade mensageiros, a Acabe, rei de Israel,
3 Que lhe disseram: Assim diz Ben-Hadade: A tua prata e o teu ouro são meus; e tuas mulheres e os melhores de teus filhos são meus.
4 E respondeu o rei de Israel, e disse: Conforme a tua palavra, ó rei meu senhor, eu sou teu, e tudo quanto tenho.
5 E tornaram a vir os mensageiros, e disseram: Assim diz Ben-Hadade: Enviei-te, na verdade, mensageiros que dissessem: Tu me hás de dar a tua prata, e o teu ouro, e as tuas mulheres e os teus filhos;
6 Todavia amanhã a estas horas enviarei os meus servos a ti, e esquadrinharão a tua casa, e as casas dos teus servos; e há de ser que tudo o que de precioso tiveres, eles tomarão consigo, e o levarão.
7 Então o rei de Israel chamou a todos os anciãos da terra, e disse: Notai agora, e vede como este homem procura o mal; pois mandou pedir-me as mulheres, os meus filhos, a minha prata e o meu ouro, e não lhos neguei.
8 E todos os anciãos e todo o povo lhe disseram: Não lhe dês ouvidos, nem consintas.
9 Por isso disse aos mensageiros de Ben-Hadade: Dizei ao rei, meu senhor: Tudo o que primeiro mandaste pedir a teu servo, farei, porém isto não posso fazer. E voltaram os mensageiros, e lhe levaram a resposta.
10 E Ben-Hadade enviou a ele mensageiros dizendo: Assim me façam os deuses, e outro tanto, que o pó de Samaria não bastará para encher as mãos de todo o povo que me segue.
11 Porém o rei de Israel respondeu: Dizei-lhe: Não se gabe quem se cinge das armas, como aquele que as descinge.
12 E sucedeu que, ouvindo ele esta palavra, estando a beber com os reis nas tendas, disse aos seus servos: Ponde-vos em ordem contra a cidade.


1 Reis 20:1-12
O Senhor indicou a Elias os sucessores de Ben-Hadade, rei da Síria, e de Acabe, rei de Israel (19:15-16). Mas essas duas personagens ainda estavam no poder, e o capítulo 20 nos relata o confronto que as aguardava. O mesmo acontece com este mundo: uma sentença está determinada, mas ela não impede os homens de agir, em sua cegueira, como se o futuro lhes pertencesse. Eles esquecem que Deus tem Seus próprios pensamentos sobre o mundo. E é Ele quem dirige o curso da história. Enquanto lutam por supremacia, mal sabem que já foram substituídos nos conselhos divinos pelo Rei que Ele designou: Jesus Cristo. Como Elias, pela Palavra de Deus, os crentes conhecem Seus pensamentos acerca do mundo, e não se devem perturbar com os acontecimentos que abalam e agitam a humanidade (Isaías 8:12-13).

Diante das ameaças de Ben-Hadade, Acabe estava indefeso. Ele nos faz lembrar do homem pecador nas mãos de seu poderoso inimigo, o diabo. O diabo não despojou Adão em poucos momentos de tudo o que ele possuía? Mas, pela graça de Deus, Satanás, o homem forte, encontrou Alguém mais forte que ele, que o conquistou e repartiu seus despojos (Lucas 11:22).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário