quinta-feira, 24 de setembro de 2009

1 Reis 19:11-21

1 Reis 19:11-21

11 E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o Senhor. E eis que passava o Senhor, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do Senhor; porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o Senhor não estava no terremoto;
12 E depois do terremoto um fogo; porém também o Senhor não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada.
13 E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?
14 E ele disse: Eu tenho sido em extremo zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei; e buscam a minha vida para ma tirarem.
15 E o Senhor lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria.
16 Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.
17 E há de ser que o que escapar da espada de Hazael, matá-lo-á Jeú; e o que escapar da espada de Jeú, matá-lo-á Eliseu.
18 Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou.
19 Partiu, pois, Elias dali, e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodécima; e Elias passou por ele, e lançou a sua capa sobre ele.
20 Então deixou ele os bois, e correu após Elias; e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei. E ele lhe disse: Vai, e volta; pois, que te fiz eu?
21 Voltou, pois, de o seguir, e tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram; então se levantou e seguiu a Elias, e o servia.


1 Reis 19:11-21
Contrariamente ao que Elias pensou, a mensagem que Deus queria que Israel ouvisse não era de julgamento.

O Senhor não estava no vento, nem no terremoto, nem no fogo. A “poderosa” voz, “cheia de majestade”, a formidável voz do Salmo 29:3-9 dá lugar ao “cicio tranqüilo e suave” da graça. Da mesma maneira, hoje ainda não é o tempo de julgamento para o mundo; é o tempo da graça que perdoa o perdido. Deus pode despertar os homens através de provas de Seu poder, mas apenas a suave voz da graça é capaz de tocar o coração deles. Para recebê-la, entretanto é necessário que reconheçamos nossa própria indignidade.

Por não ser capaz de entender essa linguagem, Elias teve de ser colocado de lado e Eliseu foi chamado para ocupar seu lugar. Deus sabia como fazer o povo ouvir Sua voz de amor.

Por fim, Deus ensina outra lição a Elias. Ele subiu a montanha acreditando ser o único fiel. Ele desceu sabendo que havia sete mil homens que Deus tinha preservado para Si mesmo em Israel. Elias foi incapaz de descobri-los, porém Deus conhecia cada um deles (2 Timóteo 2:19).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário