terça-feira, 22 de setembro de 2009

1 Reis 19:1-10

1 Reis 19:1-10

1 E ACABE fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada.
2 Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.
3 O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo.
4 Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.
5 E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.
6 E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se.
7 E o anjo do Senhor tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.
8 Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.
9 E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do Senhor veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?
10 E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem.


1 Reis 19:1-10
Quem poderia dizer que a brilhante testemunha do capítulo anterior era o mesmo homem que agora fugia das ameaças de uma mulher? Deus não nos deu esse relato para que julguemos o Seu querido servo, mas para nosso ensino. O mais notável homem falha miseravelmente quando deixado com seus próprios recursos (Provérbios 29:25). Nada resta a Elias senão o desespero. Observe, porém, como Deus cuida dele. Essa é uma verdade preciosa: mesmo quando nos tornamos deprimidos ou irritados, Sua bondade sobre nós jamais cessa.

A perspectiva legal de Elias o conduziu a Horebe (parte do Sinai), lugar onde a Lei tinha sido revelada. “Que fazes aqui, Elias?”, o Senhor lhe perguntou. Uma pergunta séria para quem havia abandonado o povo! Porém, a resposta do profeta apenas trai sua falsa posição. Ele está ali para acusar! Moisés, por outro lado, intercedera pelo povo no mesmo lugar (Êxodo 32:11), ao passo que Elias “insta perante Deus contra Israel”, como tristemente registra Romanos 11:2.

Lembremos que acusar (que pode tomar a forma de queixas) é fazer o trabalho de Satanás (Apocalipse 12:10). Interceder, pelo contrário, é agir como o Senhor Jesus (Romanos 8:34).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário