quinta-feira, 10 de setembro de 2009

1 Reis 13:20-34

1 Reis 13:20-34

20 E sucedeu que, estando eles à mesa, a palavra do Senhor veio ao profeta que o tinha feito voltar.
21 E clamou ao homem de Deus, que viera de Judá, dizendo: Assim diz o Senhor: Porquanto foste rebelde à ordem do Senhor, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te mandara,
22 Antes voltaste, e comeste pão e bebeste água no lugar de que o Senhor te dissera: Não comerás pão nem beberás água; o teu cadáver não entrará no sepulcro de teus pais.
23 E sucedeu que, depois que comeu pão, e depois que bebeu, albardou ele o jumento para o profeta que fizera voltar.
24 Este, pois, se foi, e um leão o encontrou no caminho, e o matou; e o seu cadáver ficou estendido no caminho, e o jumento estava parado junto a ele, e também o leão estava junto ao cadáver.
25 E eis que alguns homens passaram, e viram o corpo lançado no caminho, como também o leão, que estava junto ao corpo; e foram, e o disseram na cidade onde o velho profeta habitava.
26 E, ouvindo-o o profeta que o fizera voltar do caminho, disse: É o homem de Deus, que foi rebelde à ordem do Senhor; por isso o Senhor o entregou ao leão, que o despedaçou e matou, segundo a palavra que o Senhor lhe dissera.
27 Então disse a seus filhos: Albardai-me o jumento. Eles o albardaram.
28 Então foi, e achou o cadáver estendido no caminho, e o jumento e o leão, que estavam parados junto ao cadáver; e o leão não tinha devorado o corpo, nem tinha despedaçado o jumento.
29 Então o profeta levantou o cadáver do homem de Deus, e pô-lo em cima do jumento levando-o consigo; assim veio o velho profeta à cidade, para o chorar e enterrar.
30 E colocou o cadáver no seu próprio sepulcro; e prantearam-no, dizendo: Ah, irmão meu!
31 E sucedeu que, depois de o haver sepultado, disse a seus filhos: Morrendo eu, sepultai-me no sepulcro em que o homem de Deus está sepultado; ponde os meus ossos junto aos ossos dele.
32 Porque certamente se cumprirá o que pela palavra do Senhor exclamou contra o altar que está em Betel, como também contra todas as casas dos altos que estão nas cidades de Samaria.
33 Nem depois destas coisas deixou Jeroboão o seu mau caminho; antes, de todo o povo, tornou a constituir sacerdotes dos lugares altos; e a qualquer que queria consagrava sacerdote dos lugares altos.
34 E isso foi causa de pecado à casa de Jeroboão, para destruí-la e extingui-la da terra.


1 Reis 13:20-34
É a vez de o homem de Deus vindo de Judá ouvir uma palavra de julgamento. Ele não teve força de caráter, e os resultados foram trágicos.

É um perigo quando alguém se permite ser desviado do caminho. Isso se aplica especialmente aos jovens que, por natureza, são facilmente influenciáveis. Note que o diabo não usa seduções vulgares para tirar um cristão do caminho da obediência! Ele conhece os meios que parecem mais respeitáveis para convencer os filhos de Deus. Todas as aparências estavam a favor do velho profeta que disse ter recebido uma palavra do Senhor através de um anjo. Porém, será que Deus pode contradizer-Se? Quanto ao que nos diz respeito, vamos confiar apenas no que Ele expressamente fala na Bíblia, e não nos afastemos dessas verdades (Gálatas 1:8-9).

Para o jovem profeta, a morte foi o resultado do próprio fracasso. Seu corpo não foi comido pelo leão, uma prova evidente do castigo de Deus. E que punição para o velho profeta! Ele se tornou uma pedra de tropeço para aquele a quem chamou de irmão meu (v. 30), porém seu agir não foi o de um irmão! Levar os outros a desobediência é tão sério quanto desobedecer, pois se está afrontando a Deus e ao próximo.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário