quinta-feira, 10 de setembro de 2009

1 Reis 13:1-19

1 Reis 13:1-19

1 E EIS que, por ordem do Senhor, veio, de Judá a Betel, um homem de Deus; e Jeroboão estava junto ao altar, para queimar incenso.
2 E ele clamou contra o altar por ordem do Senhor, e disse: Altar, altar! Assim diz o Senhor: Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que sobre ti queimam incenso, e ossos de homens se queimarão sobre ti.
3 E deu, naquele mesmo dia, um sinal, dizendo: Este é o sinal de que o Senhor falou: Eis que o altar se fenderá, e a cinza, que nele está, se derramará.
4 Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei a palavra do homem de Deus, que clamara contra o altar de Betel, Jeroboão estendeu a sua mão de sobre o altar, dizendo: Pegai-o! Mas a sua mão, que estendera contra ele, se secou, e não podia tornar a trazê-la a si.
5 E o altar se fendeu, e a cinza se derramou do altar, segundo o sinal que o homem de Deus apontara por ordem do Senhor.
6 Então respondeu o rei, e disse ao homem de Deus: Suplica ao Senhor teu Deus, e roga por mim, para que se me restitua a minha mão. Então o homem de Deus suplicou ao Senhor, e a mão do rei se lhe restituiu, e ficou como dantes.
7 E o rei disse ao homem de Deus: Vem comigo para casa, e conforta-te; e dar-te-ei um presente.
8 Porém o homem de Deus disse ao rei: Ainda que me desses metade da tua casa, não iria contigo, nem comeria pão nem beberia água neste lugar.
9 Porque assim me ordenou o Senhor pela sua palavra, dizendo: Não comerás pão nem beberás água; e não voltarás pelo caminho por onde vieste.
10 Assim foi por outro caminho; e não voltou pelo caminho, por onde viera a Betel.
11 E morava em Betel um velho profeta; e vieram seus filhos, e contaram-lhe tudo o que o homem de Deus fizera aquele dia em Betel, e as palavras que dissera ao rei; e as contaram a seu pai.
12 E disse-lhes seu pai: Por que caminho se foi? E seus filhos lhe mostraram o caminho por onde fora o homem de Deus que viera de Judá.
13 Então disse a seus filhos: Albardai-me um jumento. E albardaram-lhe o jumento no qual ele montou.
14 E foi após o homem de Deus, e achou-o assentado debaixo de um carvalho, e disse-lhe: És tu o homem de Deus que vieste de Judá? E ele disse: Sou.
15 Então lhe disse: Vem comigo à casa, e come pão.
16 Porém ele disse: Não posso voltar contigo, nem entrarei contigo; nem tampouco comerei pão, nem beberei contigo água neste lugar.
17 Porque me foi mandado pela palavra do Senhor: Ali não comerás pão, nem beberás água; nem voltarás pelo caminho por onde vieste.
18 E ele lhe disse: Também eu sou profeta como tu, e um anjo me falou por ordem do Senhor, dizendo: Faze-o voltar contigo à tua casa, para que coma pão e beba água (porém mentiu-lhe).
19 Assim voltou com ele, e comeu pão em sua casa e bebeu água.


1 Reis 13:1-19
Certo dia “que ele tinha imaginado no seu coração” (12:33), Jeroboão celebrou em Betel uma festa em honra aos dois bezerros de ouro que havia feito. Mas alguém chegou e perturbou a festa. Era um homem de Deus que vinha de Judá com uma solene mensagem: “Altar, altar! Assim diz o Senhor”. O altar se parte ao meio, o rei é castigado e depois curado pelo poder de Deus. O profeta recebeu ordem de voltar tão logo sua missão estivesse cumprida. Descansar, comer e beber no território dessas tribos desobedientes seria uma contradição às palavras de julgamento que ele mesmo havia pronunciado. Da mesma maneira, não temos como demonstrar amizade para com as organizações religiosas que não se submetem à Palavra de Deus.

O velho profeta, cujos filhos parecem ter estado presentes à festa dos bezerros, não tinha nenhum interesse em Betel. Por essa razão, embora vivesse em uma cidade onde existia muito serviço a ser feito, ele não fora comissionado pelo Senhor a executar nada. Mas, ao convidar o homem de Deus de Judá para estar em sua casa, tal profeta estava justificando sua falsa posição e fortalecendo sua própria reputação. Se o profeta de Judá tivesse manifestado mais urgência em deixar o distrito, não teria sido alcançado (v. 14).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário