segunda-feira, 31 de agosto de 2009

1 Reis 8:54-66

1 Reis 8:54-66

54 Sucedeu, pois, que, acabando Salomão de fazer ao Senhor esta oração e esta súplica, estando de joelhos e com as mãos estendidas para os céus, se levantou de diante do altar do Senhor.
55 E pôs-se em pé, e abençoou a toda a congregação de Israel em alta voz, dizendo:
56 Bendito seja o Senhor, que deu repouso ao seu povo Israel, segundo tudo o que disse; nem uma só palavra caiu de todas as suas boas palavras que falou pelo ministério de Moisés, seu servo.
57 O Senhor nosso Deus seja conosco, como foi com nossos pais; não nos desampare, e não nos deixe.
58 Inclinando a si o nosso coração, para andar em todos os seus caminhos, e para guardar os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos que ordenou a nossos pais.
59 E que estas minhas palavras, com que supliquei perante o Senhor, estejam perto, diante do Senhor nosso Deus, de dia e de noite, para que execute o juízo do seu servo e o juízo do seu povo Israel, a cada qual no seu dia.
60 Para que todos os povos da terra saibam que o Senhor é Deus, e que não há outro.
61 E seja o vosso coração inteiro para com o Senhor nosso Deus, para andardes nos seus estatutos, e guardardes os seus mandamentos como hoje.
62 E o rei e todo o Israel com ele ofereceram sacrifícios perante a face do Senhor.
63 E deu Salomão para o sacrifício pacífico que ofereceu ao Senhor, vinte e duas mil vacas e cento e vinte mil ovelhas; assim o rei e todos os filhos de Israel consagraram a casa do Senhor.
64 No mesmo dia santificou o rei o meio do átrio que estava diante da casa do Senhor; porquanto ali preparara os holocaustos e as ofertas com a gordura dos sacrifícios pacíficos; porque o altar de cobre que estava diante da face do Senhor era muito pequeno para nele caberem os holocaustos e as ofertas, e a gordura dos sacrifícios pacíficos.
65 No mesmo tempo celebrou Salomão a festa, e todo o Israel com ele, uma grande congregação, desde a entrada de Hamate até ao rio do Egito, perante a face do Senhor nosso Deus; por sete dias, e mais sete dias; catorze dias.
66 E no oitavo dia despediu o povo, e eles abençoaram o rei; então se foram às suas tendas, alegres e felizes de coração, por causa de todo o bem que o Senhor fizera a Davi seu servo, e a Israel seu povo.


1 Reis 8:54-66
O rei chega ao fim da longa oração que fez de joelhos (v. 54). Temos certeza de que essa é uma posição familiar para nossos leitores. Não há nada mais precioso e efetivo do que se ajoelhar pelo menos uma vez ao dia para falar com Deus (em voz alta, de preferência, para evitar distrações). E ainda que possamos esquecer-nos do que acabamos de orar, nossas palavras permanecem “diante do SENHOR, nosso Deus, de dia e de noite” (v. 59). Por fim, é dito que Ele executa “justiça ao seu servo e ao seu povo”. Podemos contar que Deus defenderá nossa causa “segundo cada dia o exigir”. Ele sabe que, se nos der tudo de uma só vez, descansaremos sobre essas provisões para o futuro e deixaremos de contar com Ele somente. Essa é a razão pela qual Ele trata de nossas questões diariamente (“segundo cada dia o exigir”). Jesus similarmente nos ensina que “basta ao dia o seu próprio mal” (Mateus 6:34).

Essa cerimônia de dedicação (ou inauguração) do templo acontece no período da Festa dos Tabernáculos, no sétimo mês de cada ano. Ela terminou com sacrifícios e com júbilo, tal qual em Deuteronômio 16:15.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário