sábado, 13 de junho de 2009

Lucas 22.24-38

Lucas 22.24-38

24 Suscitaram também entre si uma discussão sobre qual deles parecia ser o maior.
25 Mas Jesus lhes disse: Os reis dos povos dominam sobre eles, e os que exercem autoridade são chamados benfeitores.
26 Mas vós não sois assim; pelo contrário, o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve.
27 Pois qual é maior: quem está à mesa ou quem serve? Porventura, não é quem está à mesa? Pois, no meio de vós, eu sou como quem serve.
28 Vós sois os que tendes permanecido comigo nas minhas tentações.
29 Assim como meu Pai me confiou um reino, eu vo-lo confio,
30 para que comais e bebais à minha mesa no meu reino; e vos assentareis em tronos para julgar as doze tribos de Israel.
31 Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo!
32 Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos.
33 Ele, porém, respondeu: Senhor, estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão como para a morte.
34 Mas Jesus lhe disse: Afirmo-te, Pedro, que, hoje, três vezes negarás que me conheces, antes que o galo cante.
35 A seguir, Jesus lhes perguntou: Quando vos mandei sem bolsa, sem alforje e sem sandálias, faltou-vos, porventura, alguma coisa? Nada, disseram eles.
36 Então, lhes disse: Agora, porém, quem tem bolsa, tome -a, como também o alforje; e o que não tem espada, venda a sua capa e compre uma.
37 Pois vos digo que importa que se cumpra em mim o que está escrito: Ele foi contado com os malfeitores. Porque o que a mim se refere está sendo cumprido.
38 Então, lhe disseram: Senhor, eis aqui duas espadas! Respondeu-lhes: Basta!

Lucas 22:24-38

Esta é a última conversa do Mestre com os Seus discípulos. Mas o que eles fazem durante este santo momento? Disputam sobre qual deles será estimado o maior! Com que paciência e doçura o Senhor lhes repreende! Pela última vez recorda-lhes (e a nós também) que a verdadeira grandeza consiste em servir aos demais. Isto é o que Ele mesmo nunca deixou de fazer (compare com v. 27; 12:37). Mas Ele não lhes dirige palavras de censura, pelo contrário, expressa o Seu reconhecimento à devoção e fidelidade deles: "Vós sois os que tendes permanecido comigo nas minhas tentações" - disse-lhes. Contudo, outras tentações ainda sobreviriam a esses fracos discípulos, colocando em perigo a sua fé. Por causa disso o Senhor Jesus revela a maneira que Ele desde agora passaria a servir aos Seus: Sua intercessão precederá as provas de sua fé e os sustentará quando estiverem passando por elas (João 17:9, 11, 15). Enquanto estava com eles, não tiveram necessidade de nada; Ele cuidava de tudo e os protegia. Agora que vai deixá-los, terão de lutar por si próprios, mas não com armas carnais (v. 38; 2 Coríntios 10:4) nem "contra o sangue e a carne" (Efésios 6:12). É nesta hora que Satanás se aproxima - ele é um inimigo muito mais temível (1 Pedro 5:8)

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário