sábado, 13 de junho de 2009

1 Samuel 17:55-58; 18:1-9

1 Samuel 17:55-58

55 Vendo, porém, Saul, sair Davi a encontrar-se com o filisteu, disse a Abner, o capitão do exército: De quem é filho este moço, Abner? E disse Abner: Vive a tua alma, ó rei, que o não sei.
56 Disse então o rei: Pergunta, pois, de quem é filho este moço.
57 Voltando, pois, Davi de ferir o filisteu, Abner o tomou consigo, e o trouxe à presença de Saul, trazendo ele na mão a cabeça do filisteu.
58 E disse-lhe Saul: De quem és filho, jovem? E disse Davi: Filho de teu servo Jessé, belemita.

1 Samuel 18:1-9

1 E SUCEDEU que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como à sua própria alma.
2 E Saul naquele dia o tomou, e não lhe permitiu que voltasse para casa de seu pai.
3 E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma.
4 E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si, e a deu a Davi, como também as suas vestes, até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto.
5 E saía Davi aonde quer que Saul o enviasse e conduzia-se com prudência, e Saul o pôs sobre os homens de guerra; e era aceito aos olhos de todo o povo, e até aos olhos dos servos de Saul.
6 Sucedeu, porém, que, vindo eles, quando Davi voltava de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com adufes, com alegria, e com instrumentos de música.
7 E as mulheres dançando e cantando se respondiam umas às outras, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém, Davi os seus dez milhares.
8 Então Saul se indignou muito, e aquela palavra pareceu mal aos seus olhos, e disse: Dez milhares deram a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão só o reino?
9 E, desde aquele dia em diante, Saul tinha Davi em suspeita.


1 Samuel 17:55-58; 18:1-9

Davi, o vitorioso, dirige-se mais uma vez à presença do rei, carregando a cabeça do gigante nas mãos. E vemos com surpresa que Saul não mais sabia quem era o pai de Davi. Há uma cegueira semelhante em relação ao Senhor Jesus. Os judeus não sabiam quem Ele era, nem quem era Seu Pai (João 8:19). E hoje isso ainda acontece nos países ditos cristãos, onde as pessoas não reconhecem Jesus como Filho de Deus (1 João 4:14-15).

Para Jônatas, por outro lado, não havia dúvida quanto a Davi. Aquele que libertou Israel de forma tão maravilhosa só podia ser o ungido do Senhor. E sua alma se uniu à de Davi não por causa de gratidão ou admiração, mas com laços de um amor pessoal e íntimo. Que belo exemplo para o crente, que não apenas se alegra com sua salvação, mas ama O que lhe salvou. E amor é um sentimento que se revela por meio de atos. Jônatas se despe dos símbolos de seu poder e glória e os dá a Davi, a quem ama. Estamos preparados para fazer o mesmo? Será que reconhecemos o Senhor Jesus como nosso Salvador, Aquele que possui todos os direitos sobre nossa vida e nossos bens?



Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário