terça-feira, 9 de junho de 2009

1 Samuel 17:1-16

1 Samuel 17:1-16

1 E OS filisteus ajuntaram as suas forças para a guerra e congregaram-se em Socó, que está em Judá, e acamparam-se entre Socó e Azeca, no termo de Damim.
2 Porém Saul e os homens de Israel se ajuntaram e acamparam no vale do carvalho, e ordenaram a batalha contra os filisteus.
3 E os filisteus estavam num monte de um lado, e os israelitas estavam num monte do outro lado; e o vale estava entre eles.
4 Então saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados e um palmo.
5 Trazia na cabeça um capacete de bronze, e vestia uma couraça de escamas; e era o peso da couraça de cinco mil siclos de bronze.
6 E trazia grevas de bronze por cima de seus pés, e um escudo de bronze entre os seus ombros.
7 E a haste da sua lança era como o eixo do tecelão, e a ponta da sua lança de seiscentos siclos de ferro, e diante dele ia o escudeiro.
8 E parou, e clamou às companhias de Israel, e disse-lhes: Para que saireis a ordenar a batalha? Não sou eu filisteu e vós servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça a mim.
9 Se ele puder pelejar comigo, e me ferir, a vós seremos por servos; porém, se eu o vencer, e o ferir, então a nós sereis por servos, e nos servireis.
10 Disse mais o filisteu: Hoje desafio as companhias de Israel, dizendo: Dai-me um homem, para que ambos pelejemos.
11 Ouvindo então Saul e todo o Israel estas palavras do filisteu, espantaram-se, e temeram muito.
12 E Davi era filho de um homem efrateu, de Belém de Judá, cujo nome era Jessé, que tinha oito filhos; e nos dias de Saul era este homem já velho e adiantado em idade entre os homens.
13 Foram-se os três filhos mais velhos de Jessé, e seguiram a Saul à guerra; e eram os nomes de seus três filhos, que se foram à guerra, Eliabe, o primogênito, e o segundo Abinadabe, e o terceiro Sama.
14 E Davi era o menor; e os três maiores seguiram a Saul.
15 Davi, porém, ia e voltava de Saul, para apascentar as ovelhas de seu pai em Belém.
16 Chegava-se, pois, o filisteu pela manhã e à tarde; e apresentou-se por quarenta dias.


1 Samuel 17:1-16

Aqui novamente os filisteus se reúnem para combater Israel. E dessa vez têm na manga uma carta infalível: um campeão absolutamente fora dos padrões. Em quase três metros de altura, ele se veste com uma armadura que pesava quase oitenta quilos. Ele era tão formidável que a sua imagem bastava para aterrorizar os inimigos. Esse era Golias! Exalando arrogância, ele avançava até a linha de combate desafiando quem ousasse enfrentá-lo em um combate homem a homem. Mas ninguém se apresentava e, a cada desafio, os israelitas ficavam mais apavorados; assim davam ao gigante a oportunidade de insultar o exército do Senhor e, em conseqüência, o próprio Senhor. Golias nos faz lembrar do que é dito sobre Leviatã. “Levantando-se ele, tremem os valentes; em razão dos seus abalos, ficam fora de si” (Jó 41:25). E especialmente ele nos faz pensar no “homem valente” do qual o Senhor Jesus fala em Marcos 3:27: o próprio Satanás, que pelo medo da morte exerce cruel domínio sobre a humanidade, desejando fazer de todos seus servos (v. 9).

Durante esse tempo, Davi ia e voltava da corte do rei para apascentar as ovelhas de seu pai e se sentia à vontade tanto no campo como no palácio. Essa é uma bela figura de Jesus em Sua humildade e auto-sacrifício incessante.



Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário