Lucas 17.1-19
1 Disse Jesus a seus discípulos: É inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual eles vêm!
2 Melhor fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e fosse atirado no mar, do que fazer tropeçar a um destes pequeninos.
3 Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende -o; se ele se arrepender, perdoa-lhe.
4 Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe.
5 Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé.
6 Respondeu-lhes o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá.
7 Qual de vós, tendo um servo ocupado na lavoura ou em guardar o gado, lhe dirá quando ele voltar do campo: Vem já e põe-te à mesa?
8 E que, antes, não lhe diga: Prepara-me a ceia, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois, comerás tu e beberás?
9 Porventura, terá de agradecer ao servo porque este fez o que lhe havia ordenado?
10 Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer.
11 De caminho para Jerusalém, passava Jesus pelo meio de Samaria e da Galiléia.
12 Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos,
13 que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós!
14 Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados.
15 Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz,
16 e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano.
17 Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove?
18 Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?
19 E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou.
Lucas 17:1-19
Não é de se admirar que o mundo, onde reina o mal, esteja cheio de escândalos e de armadilhas. Mas, o fato de um cristão ser uma pedra de tropeço aos mais fracos que ele é uma coisa indescritivelmente triste... é também muito solene para ele.
O Senhor, Aquele que perdoa (cap. 7:48), ensina aqui como devemos perdoar (v. 3-4). Os apóstolos no entanto, sentem que, para agir segundo esses princípios de graça, necessitam de mais fé e pedem ao Senhor por isso. Em Sua resposta, Ele indica que é necessário ainda uma outra virtude, a obediência, pois é somente conhecendo e cumprindo a vontade de Deus que podemos contar com Ele. Na verdade, não se pode separar a fé da obediência, nem esta da humildade. "Somos servos inúteis" - Esta é a opinião que devemos ter a respeito de nós mesmos, pois Deus pode trabalhar sem nós; e caso Ele nos use, é pura graça de Sua parte. Ainda que nós devamos pensar assim, não é dessa maneira que o Senhor pensa de nós, visto que nos considera Seus amigos (compare v. 7, 8; 12:37; João 15:15).
Dez leprosos encontram o Senhor Jesus, elevam as suas vozes a Ele e se vão purificados. Somente um, o samaritano, tem o desejo de agradecer a seu Salvador. Assim, na grande cristandade, em meio de todos os que são salvos, somente um pequeno número "volta" para glorificar a Deus e prestar culto ao Senhor. Você faz parte desse grupo?
Que DEUS abençoe a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário