sábado, 16 de maio de 2009

Lucas 10.25-42

Lucas 10.25-42

25 E eis que certo homem, intérprete da Lei, se levantou com o intuito de pôr Jesus à prova e disse-lhe: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?26 Então, Jesus lhe perguntou: Que está escrito na Lei? Como interpretas?27 A isto ele respondeu: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.28 Então, Jesus lhe disse: Respondeste corretamente; faze isto e viverás.29 Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: Quem é o meu próximo?30 Jesus prosseguiu, dizendo: Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e veio a cair em mãos de salteadores, os quais, depois de tudo lhe roubarem e lhe causarem muitos ferimentos, retiraram-se, deixando -o semimorto.31 Casualmente, descia um sacerdote por aquele mesmo caminho e, vendo -o, passou de largo.32 Semelhantemente, um levita descia por aquele lugar e, vendo -o, também passou de largo.33 Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo -o, compadeceu-se dele.34 E, chegando-se, pensou-lhe os ferimentos, aplicando-lhes óleo e vinho; e, colocando -o sobre o seu próprio animal, levou -o para uma hospedaria e tratou dele.35 No dia seguinte, tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: Cuida deste homem, e, se alguma coisa gastares a mais, eu to indenizarei quando voltar.36 Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores?37 Respondeu-lhe o intérprete da Lei: O que usou de misericórdia para com ele. Então, lhe disse: Vai e procede tu de igual modo.38 Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou -o na sua casa.39 Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos.40 Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me.41 Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas.42 Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.

Lucas 10:25-42

O Senhor Jesus responde à pergunta de um douto da lei com uma contrapergunta que visava atingir sua consciência. Para se esquivar, o doutor da lei tenta restringir o amplo significado da palavra "próximo". O Senhor lhe ensina que este próximo é em primeiro lugar Ele mesmo, Jesus (v. 36-37), e que seguindo Seu exemplo em amor, o redimido se torna o próximo de todos os seres humanos. Neste pobre homem, roubado e deixado semimorto, temos uma figura do pecador perdido e sem recursos; o sacerdote e o levita nos falam dos vãos recursos da religião; mas no bom Samaritano encontramos o Salvador que se acercou da nossa miséria e nos resgatou de nossa trágica condição. A hospedaria nos faz pensar na Igreja, onde aquele que foi salvo recebe o cuidado apropriado; o hospedeiro, por fim, é uma figura do Espírito Santo, que provê necessário cuidado valendo-Se da Palavra e da oração (os dois denários), temas dos versículos 34-35 e capítulo 11:1-13. Para concluir, o Senhor não disse: "Faze isto (a lei), e viverás" (v. 28), mas "Vai, e procede tu de igual modo" (v. 37).
A cena seguinte acontece numa casa amiga, onde o Senhor Jesus é recebido, servido, escutado e amado. Mas os "muitos serviços" ocupavam de tal modo os pensamentos de Marta, que ela precisou ser repreendida. O coração de Maria, aberto à Sua Palavra, é o que alegrava o coração do Senhor (1 Samuel 15:22).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário