domingo, 24 de maio de 2009

1 Samuel 9:15-27

1 Samuel 9:15-27

15 Porque o Senhor revelara isto aos ouvidos de Samuel, um dia antes que Saul viesse, dizendo:
16 Amanhã a estas horas te enviarei um homem da terra de Benjamim, o qual ungirás por capitão sobre o meu povo de Israel, e ele livrará o meu povo da mão dos filisteus; porque tenho olhado para o meu povo; porque o seu clamor chegou a mim.
17 E quando Samuel viu a Saul, o Senhor lhe respondeu: Eis aqui o homem de quem eu te falei. Este dominará sobre o meu povo.
18 E Saul se chegou a Samuel no meio da porta, e disse: Mostra-me, peço-te, onde está a casa do vidente.
19 E Samuel respondeu a Saul, e disse: Eu sou o vidente; sobe diante de mim ao alto, e comei hoje comigo; e pela manhã te despedirei, e tudo quanto está no teu coração, to declararei.
20 E quanto às jumentas que há três dias se te perderam, não ocupes o teu coração com elas, porque já se acharam. E para quem é todo o desejo de Israel? Porventura não é para ti, e para toda a casa de teu pai?
21 Então respondeu Saul, e disse: Porventura não sou eu filho de Benjamim, da menor das tribos de Israel? E a minha família a menor de todas as famílias da tribo de Benjamim? Por que, pois, me falas com semelhantes palavras?
22 Porém Samuel tomou a Saul e ao seu moço, e os levou à câmara; e deu-lhes lugar acima de todos os convidados, que eram uns trinta homens.
23 Então disse Samuel ao cozinheiro: Dá aqui a porção que te dei, de que te disse: Põe-na à parte contigo.
24 Levantou, pois, o cozinheiro a espádua, com o que havia nela, e pô-la diante de Saul; e disse Samuel: Eis que o que foi reservado está diante de ti. Come; porque se guardou para ti para esta ocasião, dizendo eu: Tenho convidado o povo. Assim comeu Saul aquele dia com Samuel.
25 Então desceram do alto para a cidade; e falou com Saul sobre o eirado.
26 E se levantaram de madrugada; e sucedeu que, quase ao subir da alva, chamou Samuel a Saul ao eirado, dizendo: Levanta-te, e despedir-te-ei. Levantou-se Saul, e saíram ambos para fora, ele e Samuel.
27 E, descendo eles para a extremidade da cidade, Samuel disse a Saul: Dize ao moço que passe adiante de nós (e passou); porém tu espera agora, e te farei ouvir a palavra de Deus.


1 Samuel 9:15-27

Samuel esperou que o Senhor lhe mostrasse o rei que o povo queria. E tudo foi divinamente ordenado para que Samuel o encontrasse. Saul é convidado para a festa na qual o “vidente” lhe revelaria tudo quanto estava no coração do futuro rei (v. 19). Quais desejos temos em nosso coração? Queremos ser “alguém”, fazer coisas grandes? Ou, ao contrário, desejamos servir ao Senhor Jesus com humildade?

De acordo com as instruções de Samuel, o cozinheiro havia reservado a melhor porção para Saul. Era a coxa, símbolo da força de que ele necessitaria para dirigir o povo. Devemos notar que, em contraste com a dupla porção dos sacerdotes (Levítico 7:31-32), Saul não recebeu o peito, uma figura das afeições necessárias para amar o Senhor e Seu povo. Será este um traço de caráter que faltava em Saul?

No dia seguinte, Samuel tomou providências para ficar a sós com o futuro rei. “Espera, que te farei saber a palavra de Deus”, disse o profeta (v. 27). Esse pedido pode ser feito para convidar o pecador que segue seu próprio caminho de destruição a aceitar a Cristo agora. Mas é também para o cristão. Saber esperar o tempo necessário para ouvir a voz do Senhor é fundamental neste mundo agitado que vivemos.



Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário