terça-feira, 28 de abril de 2009

Lucas 5.12-26

Lucas 5.12-26

12 Aconteceu que, estando ele numa das cidades, veio à sua presença um homem coberto de lepra; ao ver a Jesus, prostrando-se com o rosto em terra, suplicou-lhe: Senhor, se quiseres, podes purificar-me.13 E ele, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, fica limpo! E, no mesmo instante, lhe desapareceu a lepra.14 Ordenou-lhe Jesus que a ninguém o dissesse, mas vai, disse, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o sacrifício que Moisés determinou, para servir de testemunho ao povo.15 Porém o que se dizia a seu respeito cada vez mais se divulgava, e grandes multidões afluíam para o ouvirem e serem curadas de suas enfermidades.16 Ele, porém, se retirava para lugares solitários e orava.17 Ora, aconteceu que, num daqueles dias, estava ele ensinando, e achavam-se ali assentados fariseus e mestres da Lei, vindos de todas as aldeias da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E o poder do Senhor estava com ele para curar.18 Vieram, então, uns homens trazendo em um leito um paralítico; e procuravam introduzi-lo e pô-lo diante de Jesus.19 E, não achando por onde introduzi-lo por causa da multidão, subindo ao eirado, o desceram no leito, por entre os ladrilhos, para o meio, diante de Jesus.20 Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Homem, estão perdoados os teus pecados.21 E os escribas e fariseus arrazoavam, dizendo: Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus?22 Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse-lhes: Que arrazoais em vosso coração?23 Qual é mais fácil, dizer: Estão perdoados os teus pecados ou: Levanta-te e anda?24 Mas, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados--disse ao paralítico: Eu te ordeno: Levanta-te, toma o teu leito e vai para casa.25 Imediatamente, se levantou diante deles e, tomando o leito em que permanecera deitado, voltou para casa, glorificando a Deus.26 Todos ficaram atônitos, davam glória a Deus e, possuídos de temor, diziam: Hoje, vimos prodígios.

Lucas 5:12-26

Um homem cheio de lepra vem ao Senhor Jesus porque reconhece o Seu poder. Este é curado pela vontade de Seu amor.
O versículo 16 novamente nos revela o segredo deste Homem perfeito: Sua vida de oração. A perfeição de um homem está em pôr em prática uma completa dependência de Deus; esta dependência é expressa pela oração. Por isso Lucas tão freqüentemente nos apresenta o nosso incomparável Modelo nesta atitude bendita (cap. 3:21; 5:16; 6:12; 9:18, 29; 11:1; 22:32, 44).
Na seqüência testemunhamos o considerável esforço de quatro homens para colocar um pobre paralítico em contato com o Senhor Jesus (Marcos 2:3). Que o zelo e a persistência da fé deles nos encoraje! Nós também podemos levar ao Senhor, em oração, aqueles que desejamos ver convertidos. Talvez até mesmo possamos convidá-los a vir conosco ao lugar onde Ele tem prometido estar presente: à reunião dos crentes.
Nestes capítulos 4 e 5, o pecado nos é apresentado sob diferentes aspectos: como o poder de Satanás na vida dos endemoniados (cap. 4:33, 41); sob a forma de mancha no leproso e, finalmente, como um estado de inércia devido à culpa e à ofensa diante de Deus (como é o caso do homem paralítico). O Senhor Jesus veio para dar resposta a estas três diferentes condições; Ele é Aquele que liberta, que purifica e que perdoa.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário