sexta-feira, 10 de abril de 2009

Juízes 5:12-21


Juízes 5:12-21

12
Desperta, desperta, Débora, desperta, desperta, entoa um cântico; levanta-te, Baraque, e leva presos os teus cativos, tu, filho de Abinoão.
13
Então fez dominar sobre os nobres entre o povo, aos que restaram; fez-me o Senhor dominar sobre os poderosos.
14
De Efraim saiu a sua raiz contra Amaleque; e depois de ti vinha Benjamim dentre os teus povos; de Maquir desceram os legisladores, e de Zebulom os que levaram a cana do escriba.
15
Também os principais de Issacar foram com Débora; e como Issacar, assim também Baraque, foi enviado a pé para o vale; nas divisões de Rúben foram grandes as resoluções do coração.
16
Por que ficaste tu entre os currais para ouvires os balidos dos rebanhos? Nas divisões de Rúben tiveram grandes esquadrinhações do coração.
17
Gileade ficou além do Jordão, e Dã por que se deteve nos navios? Aser se assentou na beira dos mares, e ficou junto às suas baías.
18
Zebulom é um povo que expôs a sua vida à morte, como também Naftali, nas alturas do campo.
19
Vieram reis, pelejaram; então pelejaram os reis de Canaã em Taanaque, junto às águas de Megido; não tomaram despojo de prata.
20
Desde os céus pelejaram; até as estrelas desde os lugares dos seus cursos pelejaram contra Sísera.
21
O ribeiro de Quisom os arrastou, aquele antigo ribeiro, o ribeiro de Quisom. Pisaste, ó minha alma, à força.

Juízes 5:12-21

Se a canção de Baraque e Débora corretamente atribui à honra da vitória ao Senhor, cada tribo envolvida na batalha tem de receber o louvor ou a culpa que merece. Algumas tribos tiveram parte ativa nas batalhas. Por exemplo, Zebulom e Naftali arriscaram a própria vida (v. 18; Romanos 16:4; Filipenses 2:30). Por outro lado, houve tribos que, por covardia ou preguiça, não se envolveram. Entre elas, estavam as duas tribos e meia: Rúben, apesar da “grande discussão” e de hesitações, ficou com os rebanhos, o que acabou tornando-se uma pedra de tropeço para eles. Eles escolheram habitar além do Jordão. Da mesma forma Gileade (Gade e Manasses; v. 17). Dã e Aser detiveram-se por causa de interesses comerciais e não deixaram nem os navios nem os portos. O Senhor não tem trabalho para os indecisos nem para os ocupados com as coisas deste mundo. Temos muitas ocasiões para mostrar quais são de fato as prioridades de nossa vida. São os interesses do povo de Deus e o bem-estar da assembléia? Ou nos parecemos com aqueles a respeito dos quais Paulo infelizmente teve de dizer que “buscam o que é seu próprio, não o que é de Cristo Jesus” (Filipenses 2:21)?
Comparando o versículo 12 deste capítulo com o Salmo 68:18, que é citado em Efésios 4:8, vemos Cristo como conquistador, libertando os prisioneiros de Satanás, e em seguida subindo ao céu em triunfo.

Que DEUS abnçoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário