segunda-feira, 6 de abril de 2009

Juízes 3:1-11


Juízes 3:1-11
1
ESTAS, pois, são as nações que o Senhor deixou ficar, para por elas provar a Israel, a saber, a todos os que não sabiam de todas as guerras de Canaã.
2
Tão-somente para que as gerações dos filhos de Israel delas soubessem (para lhes ensinar a guerra), pelo menos os que dantes não sabiam delas.
3
Cinco príncipes dos filisteus, e todos os cananeus, e sidônios, e heveus que habitavam nas montanhas do Líbano desde o monte de Baal-Hermom, até à entrada de Hamate.
4
Estes, pois, ficaram, para por eles provar a Israel, para saber se dariam ouvido aos mandamentos do Senhor, que ele tinha ordenado a seus pais, pelo ministério de Moisés.
5
Habitando, pois, os filhos de Israel no meio dos cananeus, dos heteus, e amorreus, e perizeus, e heveus, e jebuseus,
6
Tomaram de suas filhas para si por mulheres, e deram as suas filhas aos filhos deles; e serviram aos seus deuses.
7
E os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, e se esqueceram do Senhor seu Deus; e serviram aos baalins e a Astarote.
8
Então a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e ele os vendeu na mão de Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia; e os filhos de Israel serviram a Cusã-Risataim oito anos.
9
E os filhos de Israel clamaram ao Senhor, e o Senhor levantou-lhes um libertador, que os libertou: Otniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe, mais novo do que ele.
10
E veio sobre ele o Espírito do Senhor, e julgou a Israel, e saiu à peleja; e o Senhor entregou na sua mão a Cusã-Risataim, rei da Síria; contra o qual prevaleceu a sua mão.
11
Então a terra sossegou quarenta anos; e Otniel, filho de Quenaz, faleceu.

Juízes 3:1-11

No livro de Juízes vemos o mesmo ciclo de eventos se repetindo continuamente. O povo começa a abandonar o Senhor. Então Ele usa os inimigos do povo para lhes despertar a consciência. Finalmente, Israel clama a Deus que, por ser cheio de misericórdia, os liberta e lhes dá um juiz (Salmo 107:6, 13, 19, 28). Infelizmente, esse ciclo de eventos é repetido muitas vezes em nossa própria vida. Quando esquecemos o Senhor e nos colocamos sob a influência do mundo, Ele às vezes usa a hostilidade do mundo para nos despertar. O versículo 2 nos lembra da maneira pela qual Deus nos mantém em um estado de alerta e nos treina para a batalha. Ele permite que o inimigo exista expressamente para este propósito. O treinamento militar é necessariamente composto de exercícios e manobras sem as quais um soldado seria incapaz de lutar quando surgisse a ocasião. “Combate o bom combate da fé” é uma ordem para o cristão (1 Timóteo 6:12). A fé nos dá uma dupla segurança: a primeira, de que o mundo é um inimigo; a segunda, de que o mundo é um inimigo vencido. “Eu venci o mundo” foram uma das últimas palavras do Senhor Jesus antes da cruz. Temos de tomar posse disso para que também nós triunfemos sobre o mundo (João 16:33; 1 João 5:4-5).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário