domingo, 26 de abril de 2009

Juízes 14:1-13


Juízes 14:1-13

1 E DESCEU Sansão a Timnate; e, vendo em Timnate uma mulher das filhas dos filisteus,
2 Subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timnate, das filhas dos filisteus; agora, pois, tomai-ma por mulher.
3 Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque ela agrada aos meus olhos.
4 Mas seu pai e sua mãe não sabiam que isto vinha do Senhor; pois buscava ocasião contra os filisteus; porquanto naquele tempo os filisteus dominavam sobre Israel.
5 Desceu, pois, Sansão com seu pai e com sua mãe a Timnate; e, chegando às vinhas de Timnate eis que um filho de leão, rugindo, lhe saiu ao encontro.
6 Então o Espírito do Senhor se apossou dele tão poderosamente que despedaçou o leão, como quem despedaça um cabrito, sem ter nada na sua mão; porém nem a seu pai nem a sua mãe deu a saber o que tinha feito.
7 E desceu, e falou àquela mulher, e ela agradou aos olhos de Sansão.
8 E depois de alguns dias voltou ele para tomá-la; e, apartando-se do caminho para ver o corpo do leão morto, eis que nele havia um enxame de abelhas com mel.
9 E tomou-o nas suas mãos, e foi andando e comendo dele; e foi a seu pai e a sua mãe, e deu-lhes do mel, e comeram; porém não lhes deu a saber que tomara o mel do corpo do leão.
10 Descendo, pois, seu pai àquela mulher, fez Sansão ali um banquete; porque assim os moços costumavam fazer.
11 E sucedeu que, como o vissem, trouxeram trinta companheiros para estarem com ele.
12 Disse-lhes, pois, Sansão: Eu vos darei um enigma para decifrar; e, se nos sete dias das bodas o decifrardes e descobrirdes, eu vos darei trinta lençóis e trinta mudas de roupas.
13 E, se não puderdes decifrar, vós me dareis a mim trinta lençóis e as trinta mudas de roupas. E eles lhe disseram: Dá-nos o teu enigma a decifrar, para que o ouçamos.

Juízes 14:1-13

Foi um grande privilégio para Sansão ter nascido onde Deus era conhecido pessoalmente e temido. Talvez nós tenhamos tido o mesmo privilégio – prestemos atenção à história desse homem. As coisas começam bem (13:24-25). Mas, infelizmente, quando Sansão atinge a idade de casar, escolhe uma filistéia, contra a vontade de seus pais. Que amarga experiência! Quantos jovens têm feito o mesmo desde então. Eles têm entrado na vida matrimonial com parceiros e parceiras que agradam aos seus olhos (v. 3), sem tentar descobrir se ele ou ela é a pessoa que o Senhor aprova.
A fim de alcançar uma perfeita compreensão da história de Sansão, precisamos lembrar que havia nela a parte humana. Que triste! Mas também havia a parte divina atuando por meio de Sansão (usando até mesmo as suas deficiências, v. 4). Que glorioso! E o que Deus realizou por meio de Sansão, este forte homem separado para libertar Israel, em mais de uma ocasião nos faz lembrar de Jesus, que é o verdadeiro Nazireu e o grande Vitorioso da cruz. Satanás, o leão que ruge, apareceu para o Senhor em Sua jornada neste mundo e por Ele foi conquistado. O Senhor Jesus fez isso de tal maneira que o diabo não tem mais nenhum poder sobre o crente que anda por fé e na direção do Espírito Santo.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário