sexta-feira, 27 de março de 2009

O Dinheiro de Deus nas Minhas Mãos


O Dinheiro de Deus nas Minhas Mãos


Quando Cristo iniciou Seu ministério em Jerusalém, uma das primeiras coisas que fez foi expulsar do templo os cambistas. Vemos que três e meio anos mais tarde, quando se aproximava do final de Seu ministério terrestre, os cambistas haviam voltado ao templo. Notemos o que diz a Bíblia que Ele fez: "Tendo Jesus entrado no templo, expulsou a todos os que ali vendiam e compravam; também derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. E disse-lhes: Está escrito: A Minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a transformais em covil de salteadores." S. Mateus 21:12 e 13
Se o Senhor hoje visitasse as igrejas, em muitas delas diria o mesmo que disse 1900 anos atrás. Não faz muito, um diário mencionou o caso de um pastor de certa igreja que se viu sem fundos para a marcha normal de sua igreja. Ideou um sistema muito engenhoso para levantar recursos. Mandou imprimir cartões de rifa e os vendeu. O primeiro prêmio era uma caixa de uisque da melhor qualidade. Algum bom membro de sua igreja, depois de ter sido por seu ministro ensinado a jogar, tornar-se-ia o orgulhoso possuidor de uma caixa de uísque, com o qual se poderia embebedar.
Alguns religiosos defendem essas práticas, dizendo que são necessárias para custear a pregação do evangelho. Não seria necessário descer a tal profundeza de iniqüidade se tomássemos a Bíblia e deixássemos que Deus mostrasse Seu plano para difusão da mensagem do evangelho.
1. Qual é o plano de Deus para a provisão de fundos para Sua obra? Mala:3:10
Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança.
2. Como mostrou Abraão que reconhecia o sistema do dízimo? Gene:14:18-20
Ora, Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; pois era sacerdote do Deus Altíssimo; e abençoou a Abrão, dizendo: bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Criador dos céus e da terra! E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.
NOTA: Hebreus 7:1 e 2 também nos diz que Abraão deu a décima parte de tudo. O dizimo é a décima parte.
3. Que porção de suas rendas prometeu Jacó a Deus pelas bênçãos recebidas? Gênesis 28:20-22

Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo e me guardar neste caminho que vou seguindo, e me der pão para comer e vestes para vestir, de modo que eu volte em paz à casa de meu pai, e se o Senhor for o meu Deus, então esta pedra que tenho posto como coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.

4. Para que finalidades era usado o dízimo nos dias do Israel antigo? Numeros 18:21 e 24

Eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, o serviço da tenda da revelação. Porque os dízimos que os filhos de Israel oferecerem ao Senhor em oferta alçada, eu os tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse que nenhuma herança teriam entre os filhos de Israel.

5. A quem pertence o dízimo? Levítico 27:30 e 32

Também todos os dízimos da terra, quer dos cereais, quer do fruto das árvores, pertencem ao senhor; santos são ao Senhor. Quanto a todo dízimo do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo da vara, esse dízimo será santo ao Senhor.

6. Em que base pede Deus o dízimo como Lhe pertencendo de direito? Salmos 24:1; Salmos 50:10-12
Do Senhor é a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam.Porque meu é todo animal da selva, e o gado sobre milhares de outeiros.Conheço todas as aves dos montes, e tudo o que se move no campo é meu.Se eu tivesse fome, não to diria pois meu é o mundo e a sua plenitude.

7. Quem nos da a capacidade de ganhar o pão? Deuteronomio 8:18
Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, porque ele é o que te dá força para adquirires riquezas; a fim de confirmar o seu pacto, que jurou a teus pais, como hoje se vê.
8. Qual deve ser nossa atitude para com Deus, por tudo que nos confiou? Provérbios 3:9 e 10

Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda; assim se encherão de fartura os teus celeiros, e trasbordarão de mosto os teus lagares.

9. Que disse Jesus da fidelidade dos judeus quanto ao dar o dízimo? S. Mateus 23:23
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas.
NOTA: Embora asssinalasse seus erros. Aprovou Ele o dar o dízimo.
10. Como, diz S. Paulo, deve ser mantido o ministro cristão? I Conintios 9:13 e 14
Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que servem ao altar, participam do altar?Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.
11. Que faz o homem, quando retém de Deus o dízimo e as ofertas? Malaquias 3:8 e 9
Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas.Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda.
12. Que bênçãos promete Ele aos que forem fiéis em reconhecer Seu direito de propriedade? Malaquias 3:10 e 11
Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança. Também por amor de vós reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lançará o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos.
13. Quando devemos pensar em Deus e em nossa obrigação para com Ele? S. Mateus 6:33
Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas
14. Como recompensará Deus o doador liberal? S. Lucas 6:38
Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos deitarão no regaço; porque com a mesma medida com que medis, vos medirão a vós.
15. Onde nos aconselha Deus que depositemos nossos tesouros? S. Mateus 6:19-21
Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.

Milhares de casos se poderiam citar, de pessoas que puseram à prova o plano de Deus e descobriram que as promessas divinas são seguras. Certo lavrador fora sempre fiel em devolver a Deus o dizimo. Um dia viu uma escura nuvem de gafanhotos no céu, e observou que iam em direção de suas plantações. Se os gafanhotos lhe devorassem a roça ele ficaria arruinado financeiramente. Reunindo aquela noite a familia em torno de si, oraram, e recordaram a Deus a promessa que havia feito em Malaquias 3:10 e 11. A família recolheu-se ao repouso e dormiram confiantes no conhecimento de que seu Pai celestial não tosqueneja nem dorme, mas vela sobre os Seus.
Na manhã seguinte o fazendeiro levantou-se e foi ver as plantações. Notou que os gafanhotos haviam destruido as roças vizinhas, até a sua cerca, de ambos os lados, mas a sua roça estava intacta. Deus cumprira a promessa e protegera dos gafanhotos a seara do fiel lavrador.
Que melhor seguro pode o homem fazer contra os desastres, as enfermidades ou acidentes, do que a sociedade com o todo poderoso Deus? Ponde em prova o plano de Deus e nunca mais ficareis sem as bênçãos que traz o tornar-vos sócios do Altissimo.
Ao refletir neste assunto, detende-vos um momento para contar as muitas bênçãos vossas. Lembrai-vos de que toda dádiva boa e perfeita procede de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário