domingo, 16 de janeiro de 2011

Josué 9:1-16

Josué 9:1-16

1 E SUCEDEU que, ouvindo isto todos os reis, que estavam aquém do Jordão, nas montanhas, e nas campinas, em toda a costa do grande mar, em frente do Líbano, os heteus, e os amorreus, os cananeus, os perizeus, os heveus, e os jebuseus,
2 Se ajuntaram eles de comum acordo, para pelejar contra Josué e contra Israel.
3 E os moradores de Gibeom ouvindo o que Josué fizera com Jericó e com Ai,
4 Usaram de astúcia, e foram e se fingiram embaixadores, e levando sacos velhos sobre os seus jumentos, e odres de vinho, velhos, e rotos, e remendados;
5 E nos seus pés sapatos velhos e remendados, e roupas velhas sobre si; e todo o pão que traziam para o caminho era seco e bolorento.
6 E vieram a Josué, ao arraial, a Gilgal, e disseram a ele e aos homens de Israel: Viemos de uma terra distante; fazei, pois, agora, acordo conosco.
7 E os homens de Israel responderam aos heveus: Talvez habitais no meio de nós; como pois faremos acordo convosco?
8 Então disseram a Josué: Nós somos teus servos. E disse-lhes Josué: Quem sois vós, e de onde vindes?
9 E lhe responderam: Teus servos vieram de uma terra mui distante, por causa do nome do Senhor teu Deus, porquanto ouvimos a sua fama, e tudo quanto fez no Egito;
10 E tudo quanto fez aos dois reis dos amorreus, que estavam além do Jordão, a Siom rei de Hesbom, e a Ogue, rei de Basã, que estava em Astarote.
11 Por isso nossos anciãos e todos os moradores da nossa terra nos falaram, dizendo: Tomai em vossas mãos provisão para o caminho, e ide-lhes ao encontro e dizei-lhes: Nós somos vossos servos; fazei, pois, agora acordo conosco.
12 Este nosso pão tomamos quente das nossas casas para nossa provisão, no dia em que saímos para vir a vós; e ei-lo aqui agora já seco e bolorento;
13 E estes odres, que enchemos de vinho, eram novos, e ei-los aqui já rotos; e estas nossas roupas e nossos sapatos já se têm envelhecido, por causa do mui longo caminho.
14 Então os homens de Israel tomaram da provisão deles e não pediram conselho ao Senhor.
15 E Josué fez paz com eles, e fez um acordo com eles, que lhes daria a vida; e os príncipes da congregação lhes prestaram juramento.
16 E sucedeu que, ao fim de três dias, depois de fazerem acordo com eles, ouviram que eram seus vizinhos, e que moravam no meio deles.

Josué 9:1-16
Enquanto o povo de Deus extrai sua força da dependência do Senhor, o mundo tenta medir sua força em números. O provérbio “Unidos venceremos” forma a base de todos os tipos de associações, incluindo as religiosas. Aqui vemos as nações hostis ajuntando-se “de comum acordo, para pelejar contra Josué e contra Israel” (v. 2). Sempre que se tratar de lutar contra a verdade, pessoas que naturalmente se opõe umas às outras juntarão forças. Herodes e Pilatos se reconciliaram e conspiraram contra Jesus “com gentios e gente de Israel” (Lucas 23:12; Atos 4:27).

À medida que a conspiração tomava forma e absorvia a atenção de Israel, os inimigos surpreenderam o povo com um embuste sutil. Quando Satanás não consegue atingir seus objetivos pela força, tenta outros artifícios. Vantagens e bajulação sempre são armadilhas nas quais caímos quando não buscamos o conselho do Senhor (v. 14). O mundo procura a cooperação com os filhos de Deus e tem a habilidade de se apresentar agradavelmente a fim de ocultar suas reais intenções (Esdras 4:2). Fiquemos alertas, pois tais associações primeiro envolvem desobediência e depois abrem a porta para todo tipo de infidelidade (Êxodo 34:12, 15-16).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário