terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Josué 12:1-24

Josué 12:1-24
1 ESTES, pois, são os reis da terra, aos quais os filhos de Israel feriram e cujas terras possuiram além do Jordão para o nascente do sol, desde o ribeiro de Arnom, até ao monte de Hermom, e toda a planície do oriente,
2 Siom, rei dos amorreus, que habitava em Hesbom e que dominava desde Aroer, que está à beira do ribeiro de Arnom, e desde o meio do ribeiro, e a metade de Gileade, e até ao ribeiro de Jaboque, o termo dos filhos de Amom.
3 E desde a campina até ao mar de Quinerete para o oriente, e até ao mar da campina, o Mar Salgado para o oriente, pelo caminho de Bete-Jesimote; e desde o sul, abaixo de Asdote-Pisga.
4 Como também o termo de Ogue, rei de Basã que era do restante dos gigantes e que habitava em Astarote e em Edrei;
5 E dominava no monte Hermom, e em Salcá, e em toda a Basã, até ao termo dos gesureus e dos maacateus, e metade de Gileade, termo de Siom, rei de Hesbom.
6 A estes Moisés, servo do Senhor, e os filhos de Israel, feriram; e Moisés, servo do Senhor, deu esta terra em possessão aos rubenitas, e aos gaditas, e à meia tribo de Manassés.
7 E estes são os reis da terra aos quais Josué e os filhos de Israel feriram aquém do Jordão para o ocidente, desde Baal-Gade, no vale do Líbano, até ao monte Halaque, que sobe a Seir; e Josué a deu às tribos de Israel em possessão, segundo as suas divisões.
8 O que havia nas montanhas, e nas planícies, e nas campinas, e nas descidas das águas, e no deserto, e para o sul: o heteu, o amorreu, e o cananeu, o perizeu, o heveu, e o jebuseu.
9 O rei de Jericó, um; o rei de Ai, que está ao lado de Betel, outro;
10 O rei de Jerusalém, outro; o rei de Hebrom, outro;
11 O rei de Jarmute, outro; o rei de Laquis, outro;
12 O rei de Eglom, outro; o rei de Geser, outro;
13 O rei de Debir, outro; o rei de Geder, outro;
14 O rei de Hormá, outro; o rei de Harade, outro;
15 O rei de Libna, outro; o rei de Adulão, outro;
16 O rei de Maquedá, outro; o rei de Betel, outro;
17 O rei de Tapua, outro; o rei de Hefer, outro;
18 O rei de Afeque, outro; o rei de Lassarom, outro;
19 O rei de Madom, outro; o rei de Hazor, outro;
20 O rei de Sinrom-Meron, outro; o rei de Acsafe, outro;
21 O rei de Taanaque, outro; o rei de Megido, outro;
22 O rei de Quedes, outro; o rei de Jocneão do Carmelo, outro;
23 O rei de Dor no outeiro de Dor, outro; o rei de Goiim em Gilgal, outro;
24 O rei de Tirza, outro; trinta e um reis ao todo.

Josué 12:1-24
O livro de Josué pode ser dividido em duas partes, cada uma com doze capítulos. A primeira, que terminamos hoje, abrange a conquista de Canaã por Israel. A segunda, dos capítulos 13 a 24, descreve principalmente a divisão das terras entre as tribos. A conclusão da primeira parte: “E a terra repousou da guerra” (11:23) é seguida por uma longa lista de reis derrotados. Dois foram derrotados do outro lado do Jordão, Seom e Ogue; trinta e um na terra propriamente dita. É encorajador perceber como o próprio Deus escreveu este resumo. Isso prova que Ele jamais esquece um triunfo que temos com o Senhor e que está consciente do esforço e sacrifício que cada um representa. Então, coragem, soldados de Jesus Cristo! Em nossas batalhas, o supremo Árbitro “marca o placar” sem nenhum erro: o rei de Hebrom, um; o rei de Jarmute, dois; o rei de Laquis, três…

Que o Senhor nos conceda a graça de sermos guerreiros fiéis, cada um em seu devido posto! Breve chegará o momento em que deporemos as armas a fim de desfrutarmos o descanso celeste ao lado de Jesus. Sim, então seremos capazes de afirmar como o apóstolo: “Combati o bom combate” e receber a coroa prometida ao que vencer (2 Timóteo 4:7; Apocalipse 2 e 3).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário