sábado, 4 de dezembro de 2010

Deuteronômio 17:8-20

Deuteronômio 17:8-20

8 Quando alguma coisa te for difícil demais em juízo, entre sangue e sangue, entre demanda e demanda, entre ferida e ferida, em questões de litígios nas tuas portas, então te levantarás, e subirás ao lugar que escolher o Senhor teu Deus;
9 E virás aos sacerdotes levitas, e ao juiz que houver naqueles dias, e inquirirás, e te anunciarão a sentença do juízo.
10 E farás conforme ao mandado da palavra que te anunciarem no lugar que escolher o Senhor; e terás cuidado de fazer conforme a tudo o que te ensinarem.
11 Conforme ao mandado da lei que te ensinarem, e conforme ao juízo que te disserem, farás; da palavra que te anunciarem te não desviarás, nem para a direita nem para a esquerda.
12 O homem, pois, que se houver soberbamente, não dando ouvidos ao sacerdote, que está ali para servir ao Senhor teu Deus, nem ao juiz, esse homem morrerá; e tirarás o mal de Israel;
13 Para que todo o povo o ouça, e tema, e nunca mais se ensoberbeça.
14 Quando entrares na terra que te dá o Senhor teu Deus, e a possuíres, e nela habitares, e disseres: Porei sobre mim um rei, assim como têm todas as nações que estão em redor de mim;
15 Porás certamente sobre ti como rei aquele que escolher o Senhor teu Deus; dentre teus irmãos porás rei sobre ti; não poderás pôr homem estranho sobre ti, que não seja de teus irmãos.
16 Porém ele não multiplicará para si cavalos, nem fará voltar o povo ao Egito para multiplicar cavalos; pois o Senhor vos tem dito: Nunca mais voltareis por este caminho.
17 Tampouco para si multiplicará mulheres, para que o seu coração não se desvie; nem prata nem ouro multiplicará muito para si.
18 Será também que, quando se assentar sobre o trono do seu reino, então escreverá para si num livro, um traslado desta lei, do original que está diante dos sacerdotes levitas.
19 E o terá consigo, e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao Senhor seu Deus, para guardar todas as palavras desta lei, e estes estatutos, para cumpri-los;
20 Para que o seu coração não se levante sobre os seus irmãos, e não se aparte do mandamento, nem para a direita nem para a esquerda; para que prolongue os seus dias no seu reino, ele e seus filhos no meio de Israel.


Deuteronômio 17:8-20
Uma sentença proferida pelo sacerdote ou pelo juiz infundia autoridade e tinha de ser aceita. Paulo afirma: “Porque não há autoridade que não proceda de Deus… De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus” (Romanos 13:1-2; 1 Pedro 2:13-17). Mas, aquele que detém o poder é responsável diante de Deus pelo modo em que o poder é usado. Muitas instruções importantes são dadas aos reis: não possuir muitos cavalos (orgulho), nem muitas esposas (a concupiscência da carne), nem multiplicar muito para si prata ou ouro (a concupiscência dos olhos), ter a lei divina como o único guia e, finalmente, não se exaltar sobre os seus irmãos (os quais são irmãos, não súditos). Salomão, o rei mais brilhante na história de Israel, transgrediu todas essas recomendações (1 Reis 10:22-28; 11:1, 4; 12:4). Por outro lado, Josias, um dos últimos sucessores de Salomão, se distinguiu pela honra que conferira ao Livro de Deus quando este fora achado e mediante os efeitos práticos que a Palavra teve em sua vida (2 Crônicas 34:14 e seguintes). Possuir uma cópia do santo Livro, tê-lo conosco para lê-lo todos os dias de nossa vida, é como podemos aprender a temer o Senhor, a conhecer Seus estatutos “para os cumprir” (v. 19).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário