quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Levítico 16:1-14

Levítico 16:1-14

1 E FALOU o Senhor a Moisés, depois da morte dos dois filhos de Arão, que morreram quando se chegaram diante do Senhor.
2 Disse, pois, o Senhor a Moisés: Dize a Arão, teu irmão, que não entre no santuário em todo o tempo, para dentro do véu, diante do propiciatório que está sobre a arca, para que não morra; porque eu aparecerei na nuvem sobre o propiciatório.
3 Com isto Arão entrará no santuário: com um novilho, para expiação do pecado, e um carneiro para holocausto.
4 Vestirá ele a túnica santa de linho, e terá ceroulas de linho sobre a sua carne, e cingir-se-á com um cinto de linho, e se cobrirá com uma mitra de linho; estas são vestes santas; por isso banhará a sua carne na água, e as vestirá.
5 E da congregação dos filhos de Israel tomará dois bodes para expiação do pecado e um carneiro para holocausto.
6 Depois Arão oferecerá o novilho da expiação, que será para ele; e fará expiação por si e pela sua casa.
7 Também tomará ambos os bodes, e os porá perante o Senhor, à porta da tenda da congregação.
8 E Arão lançará sortes sobre os dois bodes; uma pelo Senhor, e a outra pelo bode emissário.
9 Então Arão fará chegar o bode, sobre o qual cair a sorte pelo Senhor, e o oferecerá para expiação do pecado.
10 Mas o bode, sobre que cair a sorte para ser bode emissário, apresentar-se-á vivo perante o Senhor, para fazer expiação com ele, a fim de enviá-lo ao deserto como bode emissário.
11 E Arão fará chegar o novilho da expiação, que será por ele, e fará expiação por si e pela sua casa; e degolará o novilho da sua expiação.
12 Tomará também o incensário cheio de brazas de fogo do altar, de diante do Senhor, e os seus punhos cheios de incenso aromático moído, e o levará para dentro do véu.
13 E porá o incenso sobre o fogo perante o Senhor, e a nuvem do incenso cobrirá o propiciatório, que está sobre o testemunho, para que não morra.
14 E tomará do sangue do novilho, e com o seu dedo espargirá sobre a face do propiciatório, para o lado oriental; e perante o propiciatório espargirá sete vezes do sangue com o seu dedo.

Levítico 16:1-14
Nesse ponto, Arão recebe instruções para uma ocasião especial, o grande Dia da Expiação (ver 23:27). É a esse evento que Hebreus 9 se refere (vv. 7, 12, 25). Uma vez por ano, após ter oferecido sacrifício por si mesmo, o sumo sacerdote oferecia outro sacrifício por todos os pecados do povo cometidos durante o ano. Então ele trazia o sangue daquele sacrifício para dentro do véu, e o aspergia sobre o propiciatório. Esse ato dava o nome ao propiciatório. “Porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida” (17:11). As reivindicações do trono de Deus eram satisfeitas, e Ele podia olhar com generosidade para Seu povo. Não que o sangue de um bode tivesse o poder de limpar um só de todos os pecados que o povo cometera durante um ano inteiro, mas ele falava a Deus antecipadamente do sangue precioso de Seu Cordeiro.

Ao contrário do que poderíamos pensar, não era com vestes de glória e beleza que Arão se apresentava diante do Senhor. Ele se despia de toda a glória na presença da glória de Deus, e somente poderia estar ali vestido de linho fino, símbolo da justiça prática (v. 4; Apocalipse 19:8).

O suave odor do incenso acompanhava Arão dentro do véu; da mesma maneira, Cristo entrou no Santo dos Santos, oferecendo a Deus o aroma suave de todas as Suas excelentes glórias.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário